Buscar no Cruzeiro

Buscar

Informação Livre

Alesp aprova parcelamento do IPVA em cinco vezes

Ampliação do parcelamento do IPVA é necessária pois, no último ano, os carros usados se supervalorizaram

18 de Dezembro de 2021 às 00:01
Cruzeiro do Sul [email protected]
(Crédito: FÁBIO ROGÉRIO / ARQUIVO JCS)

Em sessão extraordinária realizada na quarta-feira, dia 15, parlamentares da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo aprovaram o Projeto de Lei 868/2021, que aumenta o parcelamento do Imposto Sobre Propriedade de Veículo Automotor (IPVA) para até cinco vezes em 2022. O projeto também isenta deficientes e pessoas com transtorno autista, de grau moderado, grave ou gravíssimo, do pagamento do imposto. De acordo com o governo, a ampliação do parcelamento do IPVA é necessária pois, no último ano, os carros usados se supervalorizaram, encarecendo o imposto. A alíquota continua a mesma, de 4% sobre o preço de mercado dos automóveis. Com relação às pessoas com deficiência e autismo, a legislação só concedia a isenção do IPVA para aquelas com grau severo ou profundo.

Economia de água

O Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae) de Sorocaba, em parceria com a Regional de Sorocaba do Centro das Indústrias do Estado de São Paulo (Ciesp), deu início ontem a uma campanha de conscientização sobre o consumo de água nas indústrias. A ação ocorrerá por meio da divulgação de folhetos informativos, a fim de envolver todos os trabalhadores para que atuem como multiplicadores em suas residências, evitando o desperdício e fazendo o uso consciente da água. “O objetivo é atingir o maior número possível de pessoas que trabalham nas indústrias, assim como os empresários. Estamos promovendo ações com públicos específicos, como escolas, condomínios e, agora, estendemos para mais esse grupo. O objetivo é evitar o desperdício e promover a economia de água, principalmente no atual período de estiagem”, destaca o diretor-geral do Saae Sorocaba, Ronald Pereira da Silva. Embora a categoria industrial seja responsável por 1,3% do consumo total de água tratada no município de Sorocaba, a proposta visa envolver, além das empresas, também os trabalhadores, uma vez que 88,96% do consumo de água na cidade é residencial. De acordo com o diretor titular do Ciesp Sorocaba, Erly Domingues de Syllos, a crise hídrica vem afetando muitas cidades do País e da região, que já sofrem com o racionamento. “A Fiesp e o Ciesp acompanham este tema e orientam as empresas sobre o uso consciente da água. Mais de 85% das empresas do setor industrial adotam práticas de reúso de água e efluentes e contam com boas práticas de conservação, mas é importante fazer esse trabalho educativo igualmente com os colaboradores, para que Sorocaba tenha um uso consciente em geral e não seja necessário o racionamento”, observou.

Inclusão digital

A Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria da Cidadania (Secid), firmou um termo de parceria com a Receita Federal para inclusão digital de crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade. A Receita Federal anunciou que fará a doação de 300 aparelhos celulares para serem entregues a crianças e adolescentes que necessitem, especialmente para os estudos e qualificação profissional.