Buscar no Cruzeiro

Buscar

Carnaval: desfile garantido

21 de Novembro de 2021 às 11:37
Cruzeiro do Sul [email protected]
Carnaval está garantido em Sorocaba no ano que vem.
Carnaval está garantido em Sorocaba no ano que vem. (Crédito: Fábio Rogério (06/03/2019))

Sorocaba terá desfile de Carnaval em 2022. O anúncio foi feito anteontem por integrantes da Associação Cultural do Samba. O custo de R$ 45 mil será coberto com recursos da iniciativa privada e, segundo os organizadores, já foi obtido junto a empresas da cidade.

O desfile será no dia 28/2, com as escolas de samba Gaviões da Fiel, Estrela da Vila, Planeta Negro e Mocidade Independente. Todas vão desfilar juntas com o mesmo samba-enredo. O local será em trecho da Av. Dom Aguirre, no Parque das Águas, com entrada gratuita. Na terça, Rodrigo Manga disse que a prefeitura não iria liberar recursos para o Carnaval. A Associação Cultural do Samba concordou com a decisão do prefeito.

Emissão de alvará provisório em dois dias úteis

A Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria de Planejamento (Seplan), oficializou na sexta (19) a assinatura da regulamentação da Lei 8.237/07, que permite a emissão de Alvará Provisório de Construção em dois dias úteis.

O município de Sorocaba, há muito tempo, possui legislação para simplificação das aprovações residenciais unifamiliares, possuindo leis neste sentido desde 2001. Lei de 2007 ampliou esta abrangência também para as construções comerciais, porém, até então, não havia sido colocada em prática completamente, mesmo após 14 anos de sua publicação. O novo decreto feito pelo atual governo vem implementar de forma integral essa norma, que trará mais agilidade à emissão de Alvará Provisório de Construção.

A assinatura do decreto foi feita pelo prefeito Rodrigo Manga, em cerimônia que contou com a presença de secretários municipais e outras autoridades.

Agora, será possível utilizar os benefícios da referida lei, aplicáveis também às construções comerciais de até 200 m². A lei prevê que o Alvará Provisório de Construção seja gerado com base em informações apresentadas pelos responsáveis técnicos e enviado por e-mail em até dois dias úteis. A atual legislação também valoriza a responsabilidade dos técnicos que atuam nessa área e são qualificados para a prestação desse serviço.

“Sabemos que há muito a ser feito ainda. Além disso, estamos empenhados em transformar o sistema analógico em digital, que vai agilizar muito os nossos processos. E estamos trabalhando, também, na Revisão do Código de Construção, que data de 1966”, frisou o secretário de Planejamento, Paulo Henrique Marcelo.

Doação de sangue

Novembro é uma época muito especial para a doação de sangue no Brasil. No dia 25 é celebrado o Dia Nacional do Doador Voluntário de Sangue. Para prestar uma homenagem a essas pessoas tão especiais, a Fundação Pró-Sangue promoverá a Semana do Doador de Sangue. Além de homenagear os doadores, o objetivo do evento é estimular a doação de sangue. A ideia é aumentar o volume do estoque, para que não venha faltar sangue em dezembro, período em que há uma queda da coleta de bolsas por conta do início das férias e festas de final de ano.

Vale lembrar que o coronavírus foi incluído nos critérios de triagem e pode trazer alguns impedimentos para as pessoas que se infectaram ou que tiveram contato com pacientes infectados (no site da Pró-Sangue é possível obter mais informações). Neste ano, a Semana do Doador de Sangue acontece entre os dias 22 e 27 de novembro.