Buscar no Cruzeiro

Buscar

Informação Livre

Cães de assistência são reconhecidos

17 de Novembro de 2021 às 00:01
Cruzeiro do Sul [email protected]
(Crédito: EMIDIO MARQUES / ARQUIVO JCS)

A Câmara de Sorocaba aprovou ontem a matéria de redação final do projeto de lei que busca estabelecer o direito das pessoas com deficiência ou necessidades especiais de serem acompanhadas por cães de assistência, que as auxiliem em suas necessidades. Para tanto, o projeto alterou uma lei de 2007 que trata do controle de populações animais, incluindo nessa lei a figura do “cão de assistência”, aquele “educado para o fim de realizar tarefas que aumentem a autonomia e a funcionalidade de pessoas com deficiências”. O projeto é de autoria do vereador Hélio Brasileiro (PSDB).

Sem casos positivos

A Prefeitura de Piedade atualizou ontem os números da pandemia. Na data, não houve confirmação de casos positivos. Também não houve registro de óbitos por Covid. Os leitos das enfermarias e UTI estão zerados. Piedade totaliza 6.578 casos positivos, 6.357 curados, 219 óbitos, dois pacientes em tratamento e 15.254 descartados.

Urgência

A Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp) aprovou ontem a tramitação em regime de urgência para nove projetos de autoria parlamentar voltados a diversos assuntos, como direito e proteção dos animais, saúde, educação financeira e cultura. As propostas serão analisadas por reunião conjunta de comissões e, se acatadas, poderão ser votadas em plenário em sessão extraordinária de hoje. Entre as propostas estão a prioridade para atendimento e emissão de laudos do Instituto Médico Legal (IML) no Estado a mulheres que tenham sofrido violência doméstica e vítimas de estupro.

Quarta com o Prefeito

O agendamento on-line para a próxima edição do “Quarta com o Prefeito” começou ontem e seguirá até as 14h do dia 7 de dezembro, no site da Prefeitura de Sorocaba (www.sorocaba.sp.gov.br). Serão disponibilizadas 500 vagas, sendo 250 para o período da manhã, das 9h às 12h, e 250 para o período da tarde, das 13h às 16h, no Teatro Municipal Teotônio Vilela. Diferentemente das edições anteriores, a terceira edição do programa acontecerá na segunda quarta-feira do mês, no dia 8 de dezembro. O agendamento prévio é essencial e pode ser realizado por meio do link: http://www.sorocaba.sp.gov.br/quartacomprefeito, ou nas unidades das Casas do Cidadão, que atendem das 8h às 16h, exceto a unidade da Casa do Cidadão do Paço, que atende das 8h30 às 16h30.

Rodovias

O sistema Castelo Branco-Raposo Tavares registrou uma movimentação de 545 mil veículos no feriado prolongado da Proclamação da República, superando a previsão da concessionária CCR ViaOeste, que era de 510 mil veículos. Nos quatro dias, a concessionária registrou 31 acidentes, com 15 feridos. Não houve morte. No total, foram realizados 1.229 atendimentos pela concessionária, incluindo os serviços das equipes de inspeção de tráfego, guinchos e atendimento pré-hospitalar.