Buscar no Cruzeiro

Buscar

Informação Livre

Jundiaí terá região metropolitana

07 de Novembro de 2021 às 00:01
Cruzeiro do Sul [email protected]
(Crédito: DIVULGAÇÃO / PREF. DE JUNDIAÍ)

A Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp) iniciou discussões sobre o projeto de lei complementar 36 de 2021, que cria a Região Metropolitana de Jundiaí. A nova região metropolitana paulista -- a nona, no total -- será formada pelos municípios de Jundiaí (foto), Cabreúva, Campo Limpo Paulista, Itupeva, Jarinu, Louveira e Várzea Paulista e deve ser votada ainda no mês de novembro pelos deputados estaduais. O projeto foi publicado no Diário Oficial da Assembleia em 14 de outubro. Por estar em regime de urgência, passou por três dias de pauta, e recebeu dez propostas de emendas parlamentares. Agora, a iniciativa está para análise das comissões de Constituição, Justiça e Redação; de Finanças, Orçamento e Planejamento; e de Assuntos Metropolitanos e Municipais. Após aval dos colegiados, o texto poderá seguir para votação em plenário. Atualmente, os sete municípios citados no projeto compõem a Aglomeração Urbana de Jundiaí.

Cidade digital

Um evento on-line na próxima terça-feira (09/11), promovido pela Rede Cidade Digital (RCD) e voltado à região de Sorocaba, vai mostrar como as prefeituras utilizam a tecnologia para desenvolver os municípios. Participam a jornalista Valdireni Alves; o prefeito de Jundiaí, Luiz Fernando Machado; o secretário de Informática da Prefeitura de São Roque, Júlio Tanzi; e a coordenadora do Centro de Aceleração e Desenvolvimento de Sorocaba, Jessica Pedrosa.

Na final

Tatuí se classificou para a final de três categorias da 3ª edição do Prêmio “Top Destinos Turísticos”. O prêmio é promovido pela Associação dos Dirigentes de Vendas e Marketing do Brasil (ADVB) e pelo clube SKAL Internacional São Paulo, com auditoria da empresa Russell Bedford e apoio institucional do Governo do Estado de São Paulo, por meio do programa “SP pra Todos”. A cidade disputará a finalíssima em três de quatro categorias. São elas: “Turismo Gastronômico”, contra Campos do Jordão e São Sebastião; “Turismo Cultural”, contra Praia Grande e Santana de Parnaíba; e “Turismo de Estudos e Intercâmbio”, contra Ribeirão Preto e São Bernardo do Campo. Agora, após a votação popular, as cidades finalistas serão avaliadas por uma comissão julgadora -- formada por especialistas em turismo, marketing e comunicação -- que analisará profissionalmente os municípios. A grande final do prêmio, em que serão anunciados os vencedores, será realizada no dia 30.

Senacon

A XVI Semana Nacional da Conciliação (Senacon) ocorrerá de 8 a 12 de novembro. Na segunda-feira (8), o público poderá conferir ao vivo a cerimônia de abertura, marcada para as 11h, por meio do canal do Tribunal de Justiça de São Paulo no Youtube. O tema será “Conciliação: Mais tempo para você”. Durante o período, 305 unidades e postos dos Centros Judiciários de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejuscs) do Estado de São Paulo promoverão maior número de sessões de conciliação.