Buscar no Cruzeiro

Buscar

Informação Livre

Aproveitamento de energia solar em unidades de saúde

20 de Outubro de 2021 às 00:01
Cruzeiro do Sul [email protected]
(Crédito: DIVULGAÇÃO / PREF. DE ITU)

Teve início nesta semana a instalação de 77 placas de captação de energia solar em quatro unidades de saúde em Itu. O primeiro local que está recebendo este equipamento é o Ambulatório de Especialidades Médicas (AEM), situado no Parque Industrial. A iniciativa é uma parceria entre a Prefeitura de Itu, por meio da Secretaria Municipal de Planejamento, com a CPFL Piratininga, dentro do programa de Eficiência Energética. Estão sendo implantados painéis fotovoltaicos de 500 kwp, com inversor de 30 KW, possibilitando a cogeração de energia elétrica para suprir parte do consumo.

Restaurante Comunitário

O projeto de lei 214/2021, do vereador Fábio Simoa (Republicanos), que cria em Sorocaba o Programa Restaurante Comunitário, foi encaminhado ao Executivo para oitiva. A intenção é oferecer refeição diária, a preço baixo e com qualidade, para a população em situação de vulnerabilidade social. De acordo com o projeto, o Executivo poderá firmar convênio com entidades não governamentais, bem como terceirizar o serviço, se entender necessário.

Retirado

Foi retirado de pauta, por uma sessão, o projeto de emenda à Lei Orgânica Municipal (LOM) 18/2021, em primeira discussão, que acrescenta cinco novos incisos ao artigo 164 da Lei Orgânica do Município de Sorocaba, que trata da promoção do desenvolvimento econômico. Os incisos, que vão do IX ao XIII, estabelecem que, ao promover o desenvolvimento econômico, o Município deverá: presumir a boa-fé do empreendedor; interferir minimamente nas atividades econômicas; disponibilizar informações claras quanto aos procedimentos necessários para início, exercício e encerramento de um empreendimento; simplificar o cumprimento das obrigações tributárias acessórias; e priorizar os procedimentos para autorização ou licenciamento de atividade empresarial. A iniciativa é do vereador Ítalo Moreira (PSC),

Pista de skate

Entre os compromissos oficiais na capital paulista, ontem, a prefeita de Itapetininga, Simone Marquetto (MDB), esteve reunida com o secretário Estadual de Esportes, Aildo Rodrigues; com o presidente da Confederação Brasileira de Skate, Eduardo Musa; e também com a atleta da Seleção Brasileira de Skate, Isabelly Ávila. Também acompanhou a reunião o secretário de esporte de Itapetininga, Roberto Neves. “Iniciamos a construção de um projeto consistente para que Itapetininga tenha uma pista profissional de skate”, disse a prefeita, durante a audiência com o secretário estadual.

Lei anticorrupção

O Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCESP) sediará amanhã, das 9h às 12h, o seminário “Lei Anticorrupção e Regulamentação nos Municípios”. O evento, realizado como parte da 1ª Ação do Fórum de Combate à Corrupção e à Lavagem de Dinheiro em São Paulo, será composto de palestras e ocorrerá com transmissão em tempo real pela internet. A live, gratuita, é direcionada a prefeitos, vereadores, servidores públicos e demais interessados e pode ser acompanhada pelo canal da Escola Paulista de Contas Públicas (EPCP) no YouTube, por meio do link https://bit.ly/2XrhfCc.