Buscar no Cruzeiro

Buscar

Informação Livre

Visita ao Gabinete de Leitura

09 de Outubro de 2021 às 00:01
Cruzeiro do Sul [email protected]
Laor Rodrigues recebeu o vereador Ítalo Moreira.
Laor Rodrigues recebeu o vereador Ítalo Moreira. (Crédito: DIVULGAÇÃO)

O vereador Ítalo Moreira (PSC) visitou ontem o Gabinete de Leitura Sorocabano. Ele foi recebido pelo presidente da entidade, Laor Rodrigues. Além de conhecer as instalações da instituição, o parlamentar tratou no encontro sobre possíveis repasses, por meio das emendas impositivas. O Gabinete de Leitura Sorocaba é a instituição cultural mais antiga em atividade em toda a região, com 154 anos. Com mais de 50 mil títulos entre jornais, livros, documentos, fotos e até papiros, o gabinete conta com auditório e oferece computadores conectados à internet. A fundação ocorreu em 13 de janeiro de 1867, por 13 instituidores.

Piedade

A Unidade Básica de Atendimento a Covid-19, em Piedade, encerrou suas atividades ontem, após mais de oito meses de trabalho. A decisão foi tomada com base na queda do número de atendimentos diários. “Chegamos a receber 220 pacientes em um único dia. Nas últimas semanas, a média é de 15”, destaca a Secretaria de Saúde. A partir deste sábado (9), quem apresentar sintomas da doença deve procurar a Santa Casa. O município tem avançado no combate a pandemia. “Piedade segue com o número zerado de casos suspeitos de Covid-19 e está há 29 dias sem registrar óbitos. Nesta semana, alcançamos 75% da população adulta com as duas doses ou dose única da vacina”, afirma a administração municipal.

Dia das crianças

A Prefeitura de Votorantim, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo, promove neste sábado (9) e na próxima terça-feira (12) uma programação voltada ao Dia da Criança. As atividades gratuitas envolvem oficinas de pintura, música e teatro. Hoje, das 9h às 12h, o projeto “Acordes” oferecerá ao público oficinas de pintura na praça Lecy de Campos. A ação será desenvolvida por educadores da Associação Cultural Pintura Solidária. Às 11h haverá a apresentação da banda Conselheiro Mayrink, campeã estadual e nacional na categoria de concerto. Na terça-feira (12), feriado de Nossa Senhora Aparecida, o Ônibus Cultural percorrerá quatro bairros de Votorantim. O espetáculo “Coisas de Saci” será apresentado pela Cia. Tempo de Brincar. O primeiro bairro a ser visitado será o Altos de Votorantim, às 10h. O veículo estará no estacionamento do ginásio de esportes, situado na rua Dinorá Balmiça Vasques, 100. No período da tarde, às 14h, será a vez da praça do Itapeva, situada na rua Anália Pereira, próximo ao número 130. Às 16h30 serão os moradores do Novo Mundo que assistirão ao espetáculo, na esquina das ruas Ozete dos Santos e Padre Luiz Scrosoppi. Encerrando as apresentações do feriado, o Ônibus da Cultura chegará à praça de Eventos Lecy de Campos, às 19h30.

Audiência de custódia

A Polícia Civil de Sorocaba comentou na quinta-feira (7) sobre a situação das audiências de custódias, que foram retomadas na segunda-feira (4), de forma on-line, a partir do DP Norte. Segundo a Polícia Civil, as obras realizadas no local foram feitas visando à conservação do imóvel e ao implemento de outros dois cartórios. “Para a realização das audiências de custódia, houve o reforço de dois policiais, mantendo o número já existente das equipes, sem qualquer prejuízo durante o registro de ocorrências. Já a mudança de horário foi feita por conta do retorno das audiências, levando em conta o tempo necessário para a realização dos exames de corpo de delito. As mudanças visam otimizar recursos e agilizar os procedimentos”, afirma, em nota. O Cruzeiro do Sul publicou matéria sobre o tema na mesma data das explanações, tratando, inclusive, de denúncia de falta de segurança no local.