Buscar no Cruzeiro

Buscar

Informação Livre

Iniciativa privada no Parque dos Espanhóis

26 de Setembro de 2021 às 00:01
Cruzeiro do Sul [email protected]
(Crédito: DIVULGAÇÃO SECOM SOROCABA)

O Parque dos Espanhóis, na zona leste de Sorocaba, foi escolhido para receber uma parceria entre o poder público e a iniciativa privada. Numa primeira etapa, mais de 150 lâmpadas do espaço serão substituídas por um sistema de alta tecnologia, com iluminação de LED de última geração, além da implementação de um sistema de “Gestão inteligente” para monitorar a situação das lâmpadas e garantir maior eficiência na manutenção. O investimento inicial será de cerca de R$ 200 mil, da empresa Splice. Haverá ainda um projeto de restauração de algumas salas em anexo ao parque, a ser realizado por estudantes de arquitetura do Centro Universitário Facens, seguindo a mesma proposta de smart city. A ação ocorreu por iniciativa do vereador Vinícius Aith (PRTB). O prefeito Rodrigo Manga (Republicanos) esteve no local, acompanhado por secretários e assessores técnicos. Ele ouviu reivindicações de moradores para o espaço. Um dos compromissos assumidos foi a implantação de cestos de lixo, reforma dos brinquedos e limpeza de um córrego que contorna parte do parque.

Grupo gestor

A Secretaria Municipal de Cultura de Sorocaba (Secult) nomeou os representantes do Grupo Gestor que será responsável pelo auxílio na organização e realização da 7ª Conferência Municipal de Cultura, junto à pasta. São sete pessoas, sendo quatro do poder público e quatro da sociedade civil. A atuação dos membros será considerada de relevante interesse público, por isso, não haverá remuneração.

Suporte emocional

Foram sancionadas e publicadas no Diário Oficial de sexta-feira (24) as leis 17.413/2021 e a 17.414/2021, que criam o Programa de Suporte Emocional para Crianças e Adolescentes nas Escolas Públicas do Estado e o Plano de Ações Integradas do Estado de São Paulo (Painsp) com o objetivo de promover a assistência técnica e financeira da rede estadual de ensino para melhoria da qualidade da educação básica pública. O Programa de Suporte Emocional para Crianças e Adolescentes, transformado na Lei 17.413/2021, teve origem através do projeto de lei 292/2021, da deputada Patrícia Bezerra (PSDB). O programa será vinculado à Secretaria da Educação. A norma já está em vigor e a sua regulamentação caberá ao Poder Executivo.

Dia do Rádio e do Radialista

O Dia do Rádio e do Radialista foi comemorado em sessão solene da Câmara Municipal de Sorocaba, com a presença de profissionais do rádio e estudantes, além de homenagens a radialistas que fizeram e fazem a história do rádio sorocabano. O evento, realizado na noite de quarta-feira, 22, no plenário da Casa, foi uma iniciativa do vereador Fausto Peres (Podemos) e homenageou, in memoriam, os radialistas que fizeram a história do rádio sorocabano: Zilá Gonzaga, José Roberto Ercolim, Wilson Brás, seu filho Washington Brás, José Roberto Alves, Ismar Batista e Marcos Bonini. A secretária de Comunicação da Prefeitura de Sorocaba, Fernanda Buratini, representou o prefeito Rodrigo Manga (Republicanos) no evento.