Buscar no Cruzeiro

Buscar

Informação Livre

Lâmpadas de sódio

24 de Setembro de 2021 às 00:01
Cruzeiro do Sul [email protected]
(Crédito: PEDRO NEGRÃO / ARQUIVO JCS)

Um vereador da Câmara de Sorocaba está reivindicando à Prefeitura de Sorocaba o reaproveitamento das lâmpadas de sódio que estão sendo substituídas por lâmpadas de LED em avenidas e ruas da cidade. A sugestão é de Luis Santos (Republicanos). O parlamentar, por meio de requerimento lido na sessão ordinária desta quinta-feira, 23, sugere que essas lâmpadas sejam reutilizadas em bairros periféricos e rurais do município. O vereador defende que a substituição seja feita rapidamente.

Torcedor são-bentista

Em segunda discussão, a Câmara de Sorocaba aprovou ontem o projeto que institui no calendário oficial de Sorocaba o “Dia do Torcedor São-Bentista”, a ser comemorado dia 14 de setembro, data de fundação do Esporte Clube São Bento, em 1913. Na justificativa da proposta, o autor -- Fausto Peres (Podemos) --, observa que o clube conta com três torcidas organizadas: a “Falcão Azul”, a “Tira Prosa” e a “Sangue Azul”, a mais numerosa atualmente.

Distribuição de cadernos

As escolas da rede estadual de ensino vão receber 680 mil cadernos do programa Além da Escola até o fim de setembro. O material didático vai atender os alunos dos anos finais do ensino fundamental (do 6º ao 9º ano) e ensino médio. Serão 630 mil cadernos do aluno, sendo 315 mil para as escolas das Diretorias de Ensino (DEs) do interior e a mesma quantidade para às DEs da Capital e Região Metropolitana. Além disso, as escolas receberão 50 mil cadernos para os professores.

Retirou a multa

O Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCE-SP) retirou em sessão de ontem uma multa aplicada contra o ex-secretário da Fazenda de Sorocaba, Aurílio Sérgio Costa Caiado. O processo de 2014 era sobre a prestação de serviços técnicos de monitoramento, acompanhamento e avaliação de serviços públicos, com estruturação de sala de monitoramento e operação articulada à central de gerenciamento de informação e operações, nos setores de cadastros imobiliários e atualização de parâmetros de tributação, zeladoria e cadastramento de cidadãos voluntários para a coleta de informação de determinados serviços públicos. O valor do contrato era de R$ 10,4 milhões. O contrato, entretanto, foi mantido irregular. Trata-se da gestão de Antonio Carlos Pannunzio (PSDB) -- 2013/2016.

PCBs

A Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp) aprovou na quarta-feira (22), em sessão extraordinária, a adequação do prazo estadual de eliminação dos chamados PCBs (bifenilas policloradas). O projeto de lei foi apresentado no ano passado pelo atual presidente da Assembleia, deputado Carlão Pignatari, para adequar prazos limite para eliminação controlada dos PCBs, conhecidos comercialmente como ascaréis, e dos seus resíduos. Os PCBs são substâncias utilizadas em equipamentos elétricos, como geradores, transformadores e capacitores. Todos esses equipamentos elétricos que contenham PCBs ou materiais contaminados pelo produto deverão deixar de ser utilizados até 2025. Já o descarte total deve acontecer até dezembro de 2028.