Buscar no Cruzeiro

Buscar

Informação Livre

Mulheres serão homenageadas nesta sexta-feira com a medalha 'Mérito Ana Terra'

A solenidade em homenagem à mulher terá participação do Núcleo Feminino de Apoio ao IHGGS

17 de Setembro de 2021 às 01:24
Cruzeiro do Sul [email protected]
Mulheres que se destacaram em suas atividades na cidade vão receber a medalha
Mulheres que se destacaram em suas atividades na cidade vão receber a medalha "Mérito Ana Terra" (Crédito: VINICIUS FONSECA (30/9/2020))

O Instituto Histórico, Geográfico e Genealógico de Sorocaba (IHGGS) homenageia hoje, em sua sede (foto), com outorga da medalha “Mérito Ana Terra”, mulheres que se destacaram em suas atividades na cidade.

Na lista, por ordem de apresentação na solenidade, estarão as seguintes personalidades: Sirlange Rodrigues Frate Maganhato (presidente do Fundo Social de Solidariedade); Maria Helena Pasini Pedroso Peternelli; Sidnei Silva (diretora do Colégio Politécnico); Daniela de Azevedo Serrão; Erica Beatriz Lemes Pimentel Verderi; Élide Martins e Gisele Campos Aith.

A solenidade em homenagem à mulher terá participação do Núcleo Feminino de Apoio ao IHGGS.


Conselho de Ética

O episódio envolvendo a vereadora Iara Bernardi (PT) e Vinícius Aith (PRTB) -- em possível caso de machismo contra a parlamentar -- será analisado na Comissão de Ética da Câmara.

A decisão foi tomada após a sessão de ontem (16). Em 9 de agosto, durante um confronto verbal entre os parlamentares, Iara disse que foi ofendida por Aith.

Em favor da parlamentar, um grupo de cerca de 50 mulheres protestou no plenário da Câmara contra o ato do vereador.


Moção

A Câmara de Sorocaba aprovou nesta quinta-feira (16) a moção que manifesta apoio à Proposta de Emenda Constitucional número 135/2019 -- rejeitada pela Câmara Federal --, da deputada federal Bia Kicis (PSL-DF), que pretendia estabelecer que, “na votação e apuração de eleições, plebiscitos e referendos, seja obrigatória e expedição de cédulas físicas, conferíveis pelo eleitor, a serem depositadas em urnas indevassáveis, para fins de auditoria”.

Para o autor da moção, a adoção das cédulas de papel faz-se necessária para propiciar “a transparência, segurança e meios para checagem de votos, o que não é possível quando o voto é puramente eletrônico”. A iniciativa é de autoria do vereador Dylan Dantas (PSC).


Vagas para professores

O Centro de Inovação da Educação Básica Paulista (CIEBP) oferece vagas para professores efetivos da rede estadual que desejam trabalhar nas áreas de tecnologia. Interessados devem se inscrever pelo Banco de Talentos (https://bancodetalentos.educacao.sp.gov.br/) da Secretaria da Educação do Estado de São Paulo (Seduc-SP) até 30 de novembro.

O processo seletivo inclui entrevista e o envio de um vídeo explicativo do candidato sobre o interesse. Os selecionados vão atuar em jornada integral, em atividades do hub de inovação, ações de cultura maker e outras ações que compõem o complexo do CIEBP.

Os profissionais selecionados por este processo serão afastados na Coordenadoria Pedagógica -- Coped, para trabalho presencial, em dedicação exclusiva, de jornada integral, e farão jus à Gratificação de Atividade Pedagógica (GAP) que conferirá o valor adicional de R$ 1.552,50 mensais.


Emissões de gases

A Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp) vai neutralizar as emissões de gases do efeito estufa. O projeto, iniciado nesta semana, consiste em identificar o volume emitido e implantar metas de redução e planos de mitigação, transformando a Casa em uma instituição pública com chancela carbono zero.

Servidores, funcionários terceirizados e cidadãos que visitam ou buscam serviços na Assembleia vão participar do levantamento com informações sobre o deslocamento, como distância percorrida, periodicidade e o tipo de transporte e combustível utilizados, por exemplo.

Entre os dados da Casa, serão coletados consumo de materiais (papel, tinta, produtos de limpeza, entre outros) e de energia elétrica por matriz emissora de gases, descarte de resíduos sólidos, além de todas as informações ligadas ao transporte oficial.