Buscar no Cruzeiro

Buscar

Informação Livre

Pracinhas são homenageados em Votorantim

O memorial existente na praça ganhou a pintura dos rostos de três pracinhas votorantinenses

08 de Setembro de 2021 às 00:01
Cruzeiro do Sul [email protected]
Homenagem foi feita em Votorantim nesta terça-feira (7)
Homenagem foi feita em Votorantim nesta terça-feira (7) (Crédito: DIVULGAÇÃO)

A Prefeitura de Votorantim promoveu a revitalização da praça dos Expedicionários, localizada no parque Bela Vista. A ação foi feita pela Secretaria de Meio Ambiente (Sema), com apoio do colégio Bela Alvorada. O memorial existente na praça ganhou a pintura dos rostos de três pracinhas votorantinenses: Antonio Leme, José Carlos de Campos e Carlos Rodrigues. O trio fez parte da Força Expedicionária Brasileira (FEB) durante a Segunda Guerra Mundial.

As pinturas foram feitas pelo artista Anderson Antônio da Rosa, baseadas em fotos cedidas pelos familiares dos pracinhas. As caricaturas foram feitas primeiramente em papel para posteriormente serem reproduzidas no muro de concreto. O artista utilizou tintas em spray e látex, com verniz, para aumentar a durabilidade e brilho. A praça também sofreu uma intervenção paisagística. Houve a poda e o corte de árvores, pintura dos mastros, e troca de plantas.


Lotes suspensos

O Instituto Butantan criou uma força-tarefa para esclarecer dúvidas da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) sobre os lotes suspensos de CoronaVac. A primeira reunião foi realizada na segunda-feira (6), com a participação do diretor presidente do Butantan, Dimas Covas, e da gerente de qualidade, Patrícia Meneguello. Durante o encontro, foram apresentados mais dados que demonstram a segurança e a qualidade dos imunizantes.

O objetivo do grupo é agilizar a liberação dos lotes o mais rapidamente possível para o Programa Nacional de Imunizações (PNI), considerando a urgência dentro do contexto pandêmico. Os técnicos do Butantan vão continuar em constante contato com a Anvisa para pronto envio da documentação solicitada sobre a fábrica chinesa, que conta com certificação de boas práticas internacionais, a GMP.

Um dos documentos solicitados pela Anvisa, para excepcionalidade de uso dos lotes da vacina, é o relatório de inspeção da autoridade sanitária chinesa (NMPA) que, por questões internas do órgão internacional, não podem ser disponibilizadas diretamente ao instituto. Por isso, o Butantan solicitou que a Anvisa requisite diretamente o documento ao NMPA. O Butantan vai acompanhar esse processo de troca de informações entre as agências nacionais.


Turismo responsável

O Selo Turismo Responsável, criado no País em 2020 para estipular protocolos sanitários em 15 atividades turísticas e promover maior segurança para receber visitantes, já foi aderido por 70% dos destinos nacionais. Segundo a Confederação Nacional de Municípios (CNM), a ação estimula o turismo nos municípios pela segurança e comprometimento com os protocolos específicos para a prevenção da Covid-19. Idealizado pelo Ministério do Turismo, o programa estabelece boas práticas de higienização, específicas para cada segmento do setor.


Selo

O selo atesta a lavagem e a desinfecção das superfícies e a limpeza dos objetos de uso comum, promove a medição da temperatura na entrada do estabelecimento, além de possibilitar a renovação de ar, mantendo portas e janelas abertas. Também precisa disponibilizar álcool (70%) em locais estratégicos, utilizar marcação de lugares reservados, controlar o acesso de pessoas às áreas externas e organizar filas com distância mínima de 1,5m.