Buscar no Cruzeiro

Buscar

Informação Livre

A fauna silvestre de Votorantim

07 de Setembro de 2021 às 00:01
Cruzeiro do Sul [email protected]
(Crédito: DIVULGAÇÃO)

A Secretaria de Meio Ambiente de Votorantim divulgou uma lista com 348 espécies da fauna silvestre encontradas no município. Dez delas estão declaradas ameaçadas de extinção no estado de São Paulo. A relação completa de espécies encontradas em Votorantim conta com 221 de aves, 38 de répteis, 37 de mamíferos, 33 de peixes e 19 de anfíbios. Entre as espécies ameaçadas, cinco são de aves: águia-cinzenta, maracanã-pequena, perdiz, caboclinho e curió. A lista conta ainda com dois répteis (cotiara e jaraquinha-do-cerrado) e três mamíferos (cuíca-três-listras, gato-do-mato e lobo-guará). No relatório também estão especificadas espécies não ameaçadas de extinção, as quase ameaçadas e as com deficiência de dados.

Municípios turísticos

A Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo deve receber nos próximos dias projeto de lei do Executivo que altera e consolida a legislação que classifica os municípios turísticos paulistas em estâncias turísticas e MITs (Municípios de Interesse Turístico). Até outubro deve ficar pronto o projeto para ser votado. Municípios classificados como estâncias turísticas permitem aportes financeiros para investimentos em infraestrutura e no desenvolvimento do turismo na região, fomentando a economia local, o que gera empregos e renda. Para uma cidade receber a classificação de estância turística, é necessário preencher alguns requisitos, como possuir atrativos turísticos de uso público, sejam eles naturais, culturais ou artificiais, ter uma infraestrutura turística adequada em transporte, segurança e atendimento médico emergencial, além de ter um plano diretor de turismo aprovado e revisado a cada três anos e manter um Conselho Municipal de Turismo.

1º Congresso de Direito Médico na cidade

Em parceria com a subseção local da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil), a Sociedade Médica de Sorocaba promove, em 17 e 18 de setembro, o 1º Congresso de Direito Médico, evento que será realizado de forma on-line e é voltado aos profissionais e estudantes de medicina, direito, bem como outros interessados. O presidente da OAB Sorocaba, Márcio Leme, classifica o congresso como um marco acadêmico, considerando a importância da temática, os conflitos que têm surgido na área do direito médico e que aumentaram durante o período da pandemia de Covid-19. “Esta é uma área onde as demandas processuais que envolvem SUS, planos de saúde, tratamentos e outras questões estão em alta. Promover este evento, que vai reunir os principais nomes da medicina e do direito, vai contribuir com o fortalecimento do debate sobre o tema”, afirma.