Buscar no Cruzeiro

Buscar

Informação Livre

Presidente do Gabinete de Leitura Sorocabano visita o Legislativo

Entre os assuntos, a necessidade de recursos para a preservação do acervo da instituição, que conta com mais de 50 mil itens

03 de Setembro de 2021 às 00:01
Cruzeiro do Sul [email protected]
Vereador João Donizeti recebeu Laor Rodrigues (à dir.).
Vereador João Donizeti recebeu Laor Rodrigues (à dir.). (Crédito: MANUEL GARCIA (2/9/2021))

O presidente do Gabinete de Leitura Sorocabano, Laor Rodrigues, esteve nesta quinta-feira (2) na Câmara de Sorocaba. Ele participou de audiência com o vereador João Donizeti (PSDB), líder de governo no Legislativo.

Entre os assuntos, a necessidade de recursos para a preservação do acervo da instituição, que conta com mais de 50 mil itens. Ao fim da reunião, Laor recebeu a garantia de que o pedido será encaminhado aos demais vereadores para análise.

Há a expectativa de que a instituição possa ser beneficiada por emendas impositivas no próximo ano. O Gabinete é a instituição cultural mais antiga da cidade, com 154 anos de atuação.

Fundo de Participação dos Municípios

A Confederação Nacional de Municípios (CNM) divulga a futura mudança nos coeficientes do Fundo de Participação dos Municípios (FPM) para o exercício de 2022, devido às estimativas populacionais de 2021, divulgadas dia 27 de agosto pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), das populações residentes nos 5.568 municípios brasileiros.

Estima-se que o Brasil tenha 213,3 milhões de habitantes, tendo crescido 0,7% em relação a 2020. A confederação ressalta que a estimativa populacional é um dos parâmetros utilizados pelo Tribunal de Contas da União (TCU) para o FPM.

 

Parecer favorável

O ex-prefeito de Votorantim Fernando de Oliveira (Democratas) recebeu parecer favorável a suas contas referentes a 2019. Houve recomendações. O julgamento ocorreu na terça-feira (1). O próximo passo é a análise das contas pela Prefeitura de Votorantim, que pode ou não aprovar as contas do ex-chefe do Executivo votorantinense.

 

Homenagem

A medalhista paralímpica ituana Mariana D’ Andrea e o técnico da seleção brasileira de halterofilismo paralímpico, Valdecir Lopes da Silva, foram recebidos pelo prefeito Guilherme Gazzola e pela Guarda de Honra da GCM de Itu, na quarta-feira (1º), no saguão da Prefeitura. Mariana retornou ao Brasil nesta semana com a medalha de ouro do halterofilismo na categoria até 73 kg, conquistada nos Jogos Paralímpicos de Tóquio. Ela sagrou-se campeã após erguer 137 kg.