Buscar no Cruzeiro

Buscar

Informação Livre

Patrimônio Mundial pela Unesco

28 de Agosto de 2021 às 00:01
Cruzeiro do Sul [email protected]
(Crédito: DIVULGAÇÃO / PREF. DE ITU)

A secretária municipal de Cultura e do Patrimônio Histórico de Itu, Maitê Velho, e o diretor de Patrimônio Histórico da cidade, Emerson Castilho, fizeram ontem uma visita institucional ao Consulado Geral da Espanha, em São Paulo, apresentando a possibilidade da candidatura de Itu a Patrimônio Mundial pela Unesco, como centro histórico preservado de matriz Filipina (União Ibérica) no coração da América Portuguesa. O encontro foi com o cônsul-geral, Miguel Gomes de Aranda y Villén, e com o cônsul-adjunto, Gonzalo Javier Moro. Na ocasião, o consulado recebeu cópias dos mapas que atestam a relação histórica entre a cidade e a Espanha.

Quebrando o Silêncio

O Estado de São Paulo celebra hoje o Dia da Campanha Quebrando o Silêncio, proposta no Parlamento paulista com o objetivo de prevenir a violência doméstica e familiar por meio de debates e ações. A medida, de iniciativa da deputada Damaris Moura (PSDB), entrou no calendário estadual através da Lei 17.186/2019 e foi comemorada pela primeira vez no ano passado. Dados da Polícia Civil do Estado mostram que, de abril de 2020 a março de 2021, 163.508 boletins de ocorrência foram registrados por violência doméstica e familiar no primeiro ano de pandemia de Covid-19; 15% desses registros aconteceram de maneira on-line.

Despesas com Covid

Em uma vistoria junto aos Portais de Transparência, com o objetivo de fiscalizar a divulgação das receitas, despesas e de ações no enfrentamento da pandemia de Covid-19, o Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCE-SP) constatou que mais de 20% dos órgãos e das entidades não cumprem as exigências estabelecidas em lei. A fiscalização foi realizada pela Corte de Contas paulista ao longo de julho e englobou o exame de 653 portais de prefeituras, autarquias, consórcios, coordenadorias de saúde, entre outros.

Palácio da Polícia Civil

O projeto do Palácio da Polícia Civil de Sorocaba segue em fase de elaboração e análise de viabilidade, segundo a Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo. A definição da implantação do prédio ocorreu em uma reunião articulada pela deputada estadual Maria Lucia Amary (PSDB) no dia 10 de agosto, na sede do governo estadual. O Palácio da Polícia deverá ser no atual prédio do Escritório de Defesa Agropecuária (EDA), da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado, que fica na rua Gustavo Teixeira, Vila Independência. O jornal Cruzeiro do Sul questionou a pasta sobre o destino do EDA há mais de uma semana, mas não recebeu respostas.