Buscar no Cruzeiro

Buscar

Informação Livre

Encontro Dourado abre Semana Mundial de Aleitamento Materno em Itu

Taxas positivas de aleitamento materno resultam em benefícios para ações de saúde pública

25 de Agosto de 2021 às 00:01
Cruzeiro do Sul [email protected]
(Crédito: WILSON DIAS / ARQUIVO AGÊNCIA BRASIL)

Para comemorar a Semana Mundial de Aleitamento Materno, a Secretaria Municipal da Saúde e a Santa Casa de Misericórdia de Itu promoveram nesta terça-feira (24), no auditório da prefeitura da cidade, o Encontro Dourado. A secretária municipal da Saúde, Janaina Guerino de Camargo, a representante da Santa Casa de de Itu, Bruna Brizotti, e profissionais de saúde e estudantes participaram do evento. A secretária da Saúde explicou que taxas positivas de aleitamento materno resultam em benefícios para ações de saúde pública.

Execução de contratos

A Câmara de Sorocaba aprovou nesta terça-feira (24), em definitivo, o projeto de lei do vereador Ítalo Moreira (PSC), que obriga o Poder Executivo a divulgar, de forma ampla e pormenorizada, a execução de todos os contratos administrativos vigentes. Os dados devem ser divulgados no Diário Oficial do Município, pela internet, até o dia 15 de cada mês, contendo a relação dos contratos administrativos vigentes, com data de vencimento, saldo contratual, valor executado e relatório de medição. Para o autor, o projeto faculta à população o efetivo acompanhamento do serviço público prestado e contribui para o combate à corrupção.

Empreendedorismo local

Os vereadores também aprovaram nesta terça-feira (24), como matéria remanescente da sessão da semana passada, em primeira discussão, o projeto de emenda à Lei Orgânica do Município (LOM), número 13 de 2021, também do vereador Ítalo Moreira, que acrescenta o inciso 25 ao artigo 4º. O projeto estabelece que compete ao Município “promover o empreendedorismo local por meio da desburocratização e da melhoria do ambiente de negócios”. O autor defendeu o projeto, que teve parecer favorável da Comissão de Justiça, que apenas recomendou que sua ementa seja adequada pela Comissão de Redação para ganhar maior clareza. “O Brasil perde muito com a burocracia, que mata o empreendedor e o ambiente de negócios”, frisou.

Servidores CLT

A Câmara de Sorocaba também aprovou nesta terça-feira (24), em segunda discussão, o projeto de lei 363 de 2019, de autoria do Executivo, que autoriza a Prefeitura de Sorocaba e entidades da administração direta e indireta, como Saae, Funserv e Urbes, a credenciar administradoras de planos de saúde com a finalidade de disponibilizar plano de assistência à saúde aos servidores contratados pelo regime da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT). As entidades poderão realizar credenciamento de forma conjunta ou separadamente, observando os princípios da licitação, e as administradoras dos planos de saúde devem ser credenciadas pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), sendo facultativa a adesão do servidor, com desconto em folha de pagamento e sem qualquer contrapartida da administração pública.

Comando do CPI-7

Até às 19h20 desta terça-feira (24), a Secretaria da Segurança Pública do Estado de São Paulo não havia informado como está a situação do Comando de Policiamento do Interior 7, de Sorocaba. O questionamento está relacionado ao afastamento do coronel Aleksander Toaldo de Lacerda pelo governador João Doria (PSDB), na segunda-feira (23).