Buscar no Cruzeiro

Buscar

Informação Livre

Treinamento de primeiros socorros

22 de Agosto de 2021 às 00:01
Cruzeiro do Sul [email protected]
(Crédito: DIVULGAÇÃO)

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) de Votorantim promoveu um treinamento para os integrantes do Grupo Escoteiro Vuturaty 217. A ação aconteceu neste sábado (21) com o objetivo de apresentar noções de primeiros socorros e prevenção de acidentes domésticos. Participaram 30 escoteiros, entre 11 e 20 anos de idade, os quais tiveram atividades práticas e teóricas de primeiros socorros. O fundador do Vuturaty, Tadeu Gomes, classificou como importante esse treinamento do Samu de Votorantim. “Porque saímos muito para acampamentos, em atividades regionais, e é fundamental sabermos esses procedimentos.” Os integrantes do grupo exercitaram as formas corretas de promover uma massagem cardíaca e desengasgar uma pessoa. Esse treinamento do Samu também é feito em escolas de Votorantim e a funcionários públicos, principalmente a profissionais com contato direto com o público.

Ocupação de UTIs

Pela primeira na pandemia, nenhum município do Estado de São Paulo atingiu o índice de 100% de ocupação das UTIs dedicadas à Covid-19. O marco histórico registrado neste sábado (21) é resultado do avanço na vacinação e das medidas de prevenção e enfrentamento ao novo coronavírus. Em 30 de março de 2021, pico da segunda onda, chegou a 87 o número de cidades com ocupação integral dos leitos de terapia intensiva, que representava 13% de todos os municípios paulistas. O dado é fruto do monitoramento do Censo COVID, realizado pelo Estado desde abril de 2020. Atualmente há menos de 7,5 mil pessoas hospitalizadas com a doença no Estado, conforme o Censo Covid. São 3.842 em UTIs e 3.653 em enfermarias, totalizando 7.495 internados. Este número chegou a ser quatro vezes maior no auge da segunda onda, ultrapassando 31 mil pacientes em leitos reservados para casos graves da doença.

Dia do Folclore

A data de 22 de agosto, hoje, é celebrada como o Dia do Folclore no Brasil. Com o intuito de exaltar a cultura nacional, valorizar as manifestações populares brasileiras e incentivar o estudo do tema, o Decreto 56.747, de 17 de agosto de 1965, instituiu a comemoração. A data foi escolhida porque exatamente nesse dia, em 1846, o escritor e folclorista britânico William John Thoms uniu as palavras folk (povo) e lore (conhecimento), dando origem ao folclore -- conhecimento popular. Antes dele, para se referir ao folclore de um povo, utilizava-se o termo “antiguidades populares”. O Estado de São Paulo, reconhecendo a importância do tema, instituiu o mês do folclore para todo mês de agosto no Decreto 48.310, de 1967. De acordo com o próprio documento, além das circunstâncias da criação da palavra por Thoms, a motivação da comemoração se deve à prática e difusão dos conhecimentos do tema, já que representa as manifestações da cultura popular.