Buscar no Cruzeiro

Buscar

Informação Livre

IPTU Azul beneficia quem adotar medidas de reúso de água de chuva

A ideia é estimular o uso racional da água, por meio de desconto de 10% no valor do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU)

19 de Agosto de 2021 às 01:13
Cruzeiro do Sul [email protected]
Pelo projeto, os interessados em obter o benefício tributário deverão protocolar o pedido no setor competente da prefeitura
Pelo projeto, os interessados em obter o benefício tributário deverão protocolar o pedido no setor competente da prefeitura (Crédito: VINICIUS FONSECA (17/9/2020))

Em primeira discussão, a Câmara de Sorocaba analisará nesta quinta-feira (19) o projeto de lei que institui o programa “IPTU Azul”.

A ideia é estimular o uso racional da água, por meio de desconto de 10% no valor do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) para os imóveis residenciais ou comerciais que adotem medidas de captação e reúso de água de chuva.

Pelo projeto, os interessados em obter o benefício tributário deverão protocolar o pedido no setor competente da prefeitura, comprovando a medida aplicada em sua edificação.

E o poder público, a qualquer tempo, motivado por denúncia ou não, poderá fiscalizar o imóvel. Caso o beneficiário não permita a fiscalização, sem justa causa, terá o benefício revogado imediatamente. O projeto é de autoria do vereador Vinícius Aith (PRTB).


Novos membros da Adesg

A Representação Sorocaba da Associação dos Diplomados da Escola Superior de Guerra (Adesg) elegeu e deu posse a sua nova diretoria. Os atos ocorreram em 30 de junho.

Foram eleitos: subdelegado, Antonio Garolla Neto; vice-representante, dr. Cinézio Hessel Junior; assessores -- Comissão de Ética e Disciplina -- dr. Edson Toshio Kubo e -- financeiro -- eng. José Tadeu Matheus; secretaria, dra. Monalisa Cavalcanti Bueno de Lacerda; assessor de patrimônio, sr. Francisco Carlos P. Carvalho; assessora do Conselho Fiscal, sra. Maria Ignês Teixeira de Carvalho; e coordenação do Curso de Ensino de Política e Estratégia/Relações Públicas, dr. Sandoval Benedito Hessel.

A entidade é uma instituição civil, sem fins lucrativos, de utilidade pública reconhecida pelo Ministério da Justiça, para efeitos fiscais, e igualmente reconhecida como instituição cultural, pelo Ministério da Educação.

Congrega em cada Estado da federação, por meio de suas delegacias, agências e representações, os diplomados da Escola Superior de Guerra e os concludentes dos Cursos e Ciclos de Estudo de Política e Estratégia (Cepe).

A instituição procura difundir a metodologia de trabalho da Escola Superior de Guerra (ESG) e realiza estudos da conjuntura, tendo como atividade básica os ciclos de estudos, além de cursos e conferências.


40 anos

No dia 6 de agosto, o diretor titular da Regional Sorocaba do Centro das Indústrias do Estado de São Paulo (Ciesp), Erly Domingues de Syllos, recebeu das mãos do presidente da Dental Morelli, Oraci Morelli, o livro da história dos 40 anos da empresa sorocabana que é referência na área de ortodontia.

O livro, escrito pelo jornalista André Rosa de Oliveira e coordenado pela equipe de marketing da Morelli, em parceria com a VMCom, retrata a trajetória da empresa desde o início das atividades, quando os produtos eram embalados manualmente pelos familiares de Oraci, até os mais recentes estudos tecnológicos que norteiam o desenvolvimento da empresa.


Aprovado

A Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp) aprovou nesta quarta-feira (18) o projeto de lei do governo estadual que cria a Região Metropolitana de Piracicaba (RMP), formada por 24 municípios e cerca de 1,5 milhão de habitantes.

O projeto chegou à Alesp no dia 22 de junho e recebeu, ao todo, 12 propostas de emendas, mas passou por apenas uma modificação, que foi a retirada de Laranjal Paulista da lista de cidades da unidade regional. A mudança foi solicitada pelo próprio município.