Buscar no Cruzeiro

Buscar

Informação Livre

Projeto piloto de empreendedorismo

Itu foi a única cidade do Estado convidada pelo Ministério da Cidadania para participar do projeto

04 de Agosto de 2021 às 00:40
Cruzeiro do Sul [email protected]
 Projeto faz parte do Plano
Projeto faz parte do Plano "Progredir", do Departamento de Inclusão Produtiva Urbano (Crédito: DIVULGAÇÃO / PREF. DE ITU)

Na última semana de julho, 30 mulheres selecionadas pelos Centros de Referência da Assistência Social (Cras), conforme critério de envolvimento na economia produtiva, participaram do projeto piloto de empreendedorismo do programa para mulheres “Ela Pode”.

Itu, por meio da Secretaria Municipal de Promoção e Desenvolvimento Social, foi a única cidade do Estado de São Paulo convidada pelo Ministério da Cidadania para participar do projeto (outros quatro municípios brasileiros também foram convidados).

O projeto faz parte do Plano “Progredir”, do Departamento de Inclusão Produtiva Urbano, em conjunto com o Instituto Rede Mulher Empreendedora, e destina-se a mulheres inscritas no Cadastro Único, maiores de 16 anos, que são ou que pretendem se tornar empreendedoras ou procurar emprego.


Iamspe

Audiência pública virtual realizada segunda-feira (2) discutiu a falta de verba do Instituto de Assistência Médica ao Servidor Público Estadual (Iamspe). Um projeto de lei que tramita na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp) propõe a criação de um conselho administrativo para o instituto.

Em 15 de outubro de 2020, o governador João Doria promulgou a Lei 17.293/2020, que alterou a cobrança de alíquotas do Iamspe.

Elas passaram a ser por idade, tanto para funcionários públicos -- 2% para menores de 59 anos e 3% para maiores -- quanto para beneficiários e agregados, que começaram a ser cobrados entre 0,5% a 3%. As medidas foram voltadas ao ajuste fiscal e ao equilíbrio das contas públicas.


Audiência

A primeira audiência do processo que investiga denúncia de fraude e abuso de poder econômico, envolvendo a suposta compra do partido Avante de Sorocaba, nas eleições de 2020, ocorreu de forma virtual, nesta terça-feira (4).

De acordo com o apurado pelo Cruzeiro, foram feitas poucas perguntas durante a audiência, que começou por volta das 13h. O participantes eram “desligados” após seus depoimentos, sem poder acompanhar o andamento dos trabalhos.

Não há prazo para que saia alguma decisão referente a essas oitivas. O Tribunal Regional Eleitoral (TRE) não informou quantas pessoas foram ouvidas e nem mesmo quem foi ouvido.


Apae

Com o objetivo de angariar recursos para manter o atendimento às famílias que necessitam de seus serviços, a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae), com sede na Vila Gabriel, irá realizar a segunda edição do seu “Arraial Beneficente Drive-Thru”, no próximo sábado, 7 de agosto, das 16h às 20h.

Quem falou sobre o evento foi o presidente voluntário da Apae Sorocaba, Fábio Umezu, que participou do Câmara Convida, da TV Câmara, na segunda-feira (2). Na ocasião ele também falou das atividades desenvolvidas pela Apae e das dificuldades vividas pela entidade durante a pandemia.


Posse

O deputado Raul Marcelo (Psol) foi empossado ontem na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp). Ele assume a vaga da deputada Monica da Mandata Ativista, que se licenciou por 125 dias para cuidar da saúde. Raul Marcelo volta à Assembleia após dois mandatos (2007 a 2011 e 2015 a 2019).