Buscar no Cruzeiro

Buscar

Informação Livre

Convênio com o DER é pauta no Legislativo sorocabano

A aprovação da lei autorizativa é uma exigência do órgão estadual

06 de Julho de 2021 às 00:34
Cruzeiro do Sul [email protected]
O convênio também será necessário para outros projetos
O convênio também será necessário para outros projetos (Crédito: FÁBIO ROGÉRIO / ARQUIVO JCS (12/6/2021))

Está na pauta da sessão desta terça-feira (6) da Câmara o projeto do Executivo que autoriza a Prefeitura de Sorocaba a firmar convênio com o Departamento de Estradas de Rodagem do Estado de São Paulo (DER).

A aprovação da lei autorizativa é uma exigência do órgão estadual e tem como objetivo dar prosseguimento aos trâmites necessários para a execução de obras e serviços de recuperação funcional da estrada vicinal SCB-354, entre Sorocaba a Iperó (foto).

O convênio também será necessário para outros projetos, como a duplicação da rodovia Emerenciano Prestes de Barros (SP-97), que liga Sorocaba a Porto Feliz, e a pavimentação da estrada do Ipatinga, que liga o bairro George Oeterer, em Iperó, a Sorocaba.


Regional do Ciesp

O empresário Erly Domingues de Syllos foi reconduzido como diretor titular do Centro das Indústrias do Estado de São Paulo (Ciesp), regional de Sorocaba, até 2025.

Ele participava do pleito em chapa única, acompanhado de Mario Kajuhico Tanigawa, como 1º vice-diretor, e Nelson Tadeu Cancellara, como 2º vice-diretor.

Syllos é tecnólogo graduado pela Fatec e atua no ramo metalúrgico como presidente da Tecnofix, empresa especializada em fixadores especiais.

No Ciesp, é diretor do Departamento de Economia, Competitividade e Tecnologia e na Fiesp é diretor do Departamento de Ação Regional (Depar).

Também atua como conselheiro da Inova - Agência de Desenvolvimento e Inovação de Sorocaba (gestora de ciência e tecnologia do PTS), do Conselho Municipal de Desenvolvimento de Sorocaba (CMDES) e do Conselho Municipal de Desenvolvimento de Itapetininga (CMDI).


Maior das regionais

Ao Cruzeiro do Sul, o empresário lembrou que a eleição da regional de Sorocaba foi a maior de todas as regionais, em termos de votação.

Para Erly, o resultado é reflexo do trabalho de equipe. “Vamos continuar lutando pelos interesses das indústrias”, afirmou, ressaltando a esperança de o setor sobrepor as dificuldades da pandemia.

Ainda sobre a eleição de ontem, três empresários da regional de Sorocaba foram eleitos pela chapa estadual, sendo que além de conselheiros da regional, Antônio Beldi, vice-presidente, e Marcos Zavanella e Jorge Funaro, como diretores plenários.


Feiras livres

Deve ser votado hoje na Câmara de Sorocaba o projeto de lei de autoria do Executivo que altera a Lei 11.082, de 14 de abril de 2015 (sobre funcionamento das feiras livres).

O objetivo seria o de desburocratizar as feiras livres e possibilitar a ampliação das atividades atuais com a oferta de mais produtos e serviços.

O Executivo argumenta que essa é uma demanda de diversas pessoas que procuram a Prefeitura e a Câmara, expressa em diversos requerimentos dos vereadores. O projeto de lei também prevê alteração nos moldes processuais de ingresso de novos feirantes.


Assentamentos rurais

Deputados da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp) analisam a proposta do Executivo que transfere, de forma definitiva, a titularidade de terras aos produtores de assentamentos rurais.

O projeto de lei 410/2021 permite que o governo estadual entregue as terras desde que cumpram regras, como uso há 10 anos ou concessão há 5 anos, mediante ao pagamento de 10% do valor do espaço.