Buscar no Cruzeiro

Buscar

Informação Livre

Câmara de Sorocaba terá sessões extraordinárias na terça (6)

Na pauta, convênio com o DER para duplicação de estradas e rodovias entre outras propostas

03 de Julho de 2021 às 01:07
Cruzeiro do Sul [email protected]
Parcerias podem ser propostas para serviços de tratamento de esgoto em Sorocaba
Parcerias podem ser propostas para serviços de tratamento de esgoto em Sorocaba (Crédito: DIVULGAÇÃO / SECOM SOROCABA)

A Câmara Municipal de Sorocaba terá sessões extraordinárias na próxima terça-feira (6), logo após a sessão ordinária. Na pauta, convênio com o Departamento de Estradas de Rodagem do Estado de São Paulo para duplicação de estradas e rodovias, regulamentação do funcionamento das feiras livres para ampliar produtos e serviços, cessão de imóvel do Serviço Autônomo de Água e Esgoto - Saae (foto) para a Polícia Militar e alteração na lei que trata do Conselho Municipal de Defesa do Patrimônio Histórico, além da denominação da “Praça da Advocacia”, no Alto da Boa Vista. Todos os projetos são de autoria do Executivo.


Dengue em Tatuí

Audiência pública realizada na quinta-feira (1/7), em ambiente virtual, abordou o surto de dengue no município de Tatuí e discutiu medidas de combate. Apenas neste ano, a cidade registrou mais de 20 mil casos da doença.

O objetivo do encontro foi entender as causas, assim como os impactos e debater soluções para mitigar o problema e promover a prevenção. Participaram do evento os professores Luiz Eduardo Vieira Del Bem e João Trindade Marques, ambos da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG); Jayme Augusto de Souza Neto, da Unesp de Botucatu; José Henrique Maia Campos de Oliveira, da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC); e o vereador de Tatuí Eduardo Sallum.


Economia de água

O Parque Ecológico Taboão é um exemplo de uso consciente e economia de água, segundo a Prefeitura de Itu. No local, uma caixa de cinco mil litros capta a água da chuva dos telhados da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Recursos Hídricos e armazena para utilizá-la nas atividades do viveiro municipal, como rega de mudas e limpeza.

De janeiro de 2020 a maio de 2021, foram captados 71.630 litros de água de chuva, uma média de 4,2 mil litros por mês. “Essa água é captada do telhado por meio de calhas. Para que a sujeira que vem do telhado não contamine o que está reservado, uma redinha na saída do cano impede que elas passem”, diz o Executivo. O sistema é colocado como exemplo a ser replicado em outras construções da cidade.


Planejamento Urbano

O curso de “Capacitação em Instrumentos para o Planejamento Urbano”, voltado para representantes dos municípios da Região Metropolitana de Sorocaba (RMS), teve seu último encontro nesta sexta-feira (2).

Na data, os municípios de Alumínio, Boituva, Cerquilho, Itu, Mairinque, Porto Feliz, São Miguel Arcanjo, Sorocaba, Tietê e Votorantim apresentaram seus estudos de caso, sobre os principais desafios das cidades e possíveis soluções.

A capacitação foi sediada pela Câmara de Sorocaba, por meio da Escola do Legislativo, após acordo firmado pelo presidente Cláudio Sorocaba (PL) com o diretor executivo da Agência Metropolitana de Sorocaba, o advogado e ex-vereador Anselmo Neto.