Buscar no Cruzeiro

Buscar

Informação Livre

Recursos para a saúde

13 de Junho de 2021 às 00:01
Cruzeiro do Sul [email protected]
(Crédito: FÁBIO ROGÉRIO / ARQUIVO JCS (6/1/2021))

A destinação de emendas impositivas para a área da saúde das prefeituras feita pelos deputados e deputadas da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp) neste ano é a maior desde 2018, quando passou a valer a mudança na Constituição estadual que prevê, obrigatoriamente, metade dos recursos para o setor. O valor pago aos municípios saltou de R$ 43 milhões em 2019 para R$ 155,6 milhões em 2021 -- um aumento de 260%. O número de emendas impositivas também cresceu: foi de 230, em 2019, para 894 neste ano, uma alta de 289%. Em comparação ao ano passado, também houve aumento de 25% no recurso e de 12,3% no número de emendas.

118 anos

O deputado estadual Danilo Balas (PSL) prestou homenagem aos 118 anos do jornal Cruzeiro do Sul, comemorado no sábado (12). Balas fez uma postagem em uma rede social onde cita a história e deseja longevidade ao veículo. “Hoje, o respeitado jornal Cruzeiro do Sul completa 118 de história e comprometimento com a notícia! Meus parabéns. Que venham muitos e muitos anos!”, escreveu o parlamentar.

Planejamento Urbano

Promovido pela Agência Metropolitana de Sorocaba em parceria com a Escola do Legislativo e transmitido pela TV Câmara e redes sociais da Câmara Municipal, o Curso de “Capacitação em Instrumento para Planejamento Urbano”, voltado para representantes dos municípios da Região Metropolitana de Sorocaba (RMS), teve continuidade na sexta-feira. A segunda aula do curso foi ministrada pelos professores Francisco Carlos Ribeiro e Eleusa Maria da Silva, que abordaram os aspectos jurídicos das políticas públicas relativas ao planejamento urbano. O presidente da Agência Metropolitana de Sorocaba, o advogado e ex-vereador Anselmo Neto, juntamente com Sandra Lanças e Márcio Tomazela, também da agência, e Paulo Marquez, da Escola do Legislativo, fizeram a abertura do evento. O curso tem como objetivo capacitar gestores públicos das cidades que compõem a RMS.

Estado de saúde

O pai da ex-prefeita de Sorocaba Jaqueline Coutinho (PSL), Geraldo Barcelos Coutinho, de 74 anos, teve complicações em seu estado de saúde e foi intubado. Ele está internado no hospital Unimed em decorrência de complicações da Covid-19. A situação ocorreu após ele ser transferido para a UTI, na sexta-feira (11). De acordo com a ex-prefeita, a intubação ocorreu de madrugada e houve agravamento do estado de saúde de seu pai durante o dia. Jaqueline Coutinho também contraiu a coronavírus, assim como sua mãe. Ambas, entretanto, não desenvolveram o estágio grave da doença.

Manteve irregular

O Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCE-SP) manteve irregulares os termos aditivos do contrato entre a Prefeitura Municipal de Salto e Auto Ônibus Nardelli Ltda., em relação à prestação de serviço de transporte de passageiros, destinado aos alunos da rede municipal e estadual de ensino. A decisão ocorreu em sessão ordinária de quarta-feira (9). São quatro termos aditivos dos anos de 2016, 2017 e 2018. Não é possível afirmar se ainda cabe recurso no TCE.