Buscar no Cruzeiro

Buscar

Informação Livre

Dia Nacional da Imunização

Foram aplicadas 260.667 doses das vacinas contra a Covid-19, o que equivale à imunização de quase 186 mil pessoas

09 de Junho de 2021 às 01:38
Cruzeiro do Sul [email protected]
Atualmente, a cobertura vacinal de Sorocaba, em relação às principais vacinas do SUS, está com uma média de 83%
Atualmente, a cobertura vacinal de Sorocaba, em relação às principais vacinas do SUS, está com uma média de 83% (Crédito: VINICIUS FONSECA / ARQUIVO JCS (5/10/2020))

No Dia Nacional da Imunização, celebrado em 9 de junho, a Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria da Saúde (SES), reforça a importância da imunização para prevenir doenças. Segundo a pasta, o município oferta 19 vacinas diferentes para a proteção de crianças, adolescentes e adultos.

Atualmente, a cobertura vacinal de Sorocaba, em relação às principais vacinas do SUS, está com uma média de 83%, no período de janeiro a abril de 2021.

Na cidade, para incentivar a vacinação, é feito o trabalho de “busca-ativa”, que é quando profissionais das Unidades Básicas de Saúde (UBSs) entram em contato com os pacientes, informando a necessidade da imunização de cada dose a determinada faixa-etária.

Foram aplicadas 260.667 doses das vacinas contra a Covid-19, o que equivale à imunização de quase 186 mil pessoas, entre a primeira e a segunda doses, conforme a SES.


Unidades regionais

O Estado de São Paulo ganhará novas divisões regionais de saneamento básico, de acordo com projeto aprovado em sessão realizada em ambiente virtual ontem pelos parlamentares da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp). Pela proposta do Executivo, serão quatro unidades regionais de Serviços de Abastecimento de Água Potável e Esgotamento Sanitário (Urai): Sudeste, que engloba os 370 municípios que têm contrato com a Sabesp; Centro, com 98; Leste, com 35; e Norte, com 142 municípios.


Cursos gratuitos

Em parceria com a Associação Comercial de Sorocaba (Acso), a Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo (Sedettur) vai oferecer três novos cursos on-line e gratuitos. Os treinamentos fazem parte do programa Capacita Plus Novas Habilidades. No dia 15 de junho, às 19h30, será abordado o tema “Massas e Molhos”; no dia 16, às 15h, o curso será sobre “Patchwork em relevo” e, no dia 18, às 15h, o Capacita Plus será sobre “Cuidador de idoso”.


Meio ambiente

Começou ontem em Itu a Semana do Meio Ambiente, organizada pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Recursos Hídricos. A primeira atividade foi a troca de mudas nativas entre as cidades de Boituva, Votorantim, Iperó, Sorocaba, Piedade e Itu, por meio de cooperação técnica. Itu disponibilizou mudas de paineira rosa, araçá, pau d’alho, ingá, angico e recebeu mudas de oitis, peroba, cabeludinha, cabreúva e grumixama. O objetivo desta troca é a variabilidade genética das espécies entre os municípios. A secretária municipal de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Verônica Sabatino, participou da ação acompanhada de funcionários da pasta.


Contrato da merenda

Foram publicados ontem novos dados da contratação da empresa RC Nutry Alimentação Ltda/Ideal Alimentação com a Prefeitura de Sorocaba, para o fornecimento de alimentação escolar (preparo e distribuição de refeições) nas unidades escolares e nas entidades conveniadas com o município, pelo lote 2. O valor do contrato é de R$ 13.817.451,81. A empresa antecessora desistiu do contrato. No novo, houve dispensa de licitação.