Buscar no Cruzeiro

Buscar

Meio Ambiente

Maio tem o pior índice de focos de queimadas no Brasil

No bioma Cerrado, foram 2.649 focos, uma alta de 78,8% em relação ao mesmo período de 2020

08 de Junho de 2021 às 02:06
Cruzeiro do Sul [email protected]
Houve um aumento de um aumento de 40,6% em relação ao ano passado
Houve um aumento de um aumento de 40,6% em relação ao ano passado (Crédito: VINICIUS FONSECA / ARQUIVO JCS (28/9/2020))

Em 5 de junho foi celebrado o Dia Mundial do Meio Ambiente, mas não há muito para se comemorar. De acordo com dados divulgados pelo Instituto Nacional de Pesquisa Espaciais (Inpe), o mês de maio teve o pior índice de focos de calor no Brasil -- um aumento de 40,6% em relação ao ano passado.

No bioma Cerrado, foram 2.649 focos, uma alta de 78,8% em relação ao mesmo período de 2020. Em entrevista ao Jornal da Rede Alesp, Rômulo Batista, que é porta-voz do Greenpeace Brasil para a Amazônia, falou sobre as consequências das queimadas para o meio ambiente. O especialista alertou também sobre os baixos níveis dos reservatórios já serem efeitos do desmatamento.


Gestora da UPH Leste

O Instituto Soleil apresentou a melhor proposta no chamamento público para interessadas em celebrar termo de convênio emergencial por 90 dias para administração, operacionalização e execução das ações e serviços de saúde do Centro de Transição e Estabilização - CTE Zona Oeste.

O serviço é destinado para pacientes com quadro clínico compatível com Covid-19 ou síndrome gripal. A proposta da empresa foi de R$ 2,8 milhões. O instituto recebeu notificação ontem para apresentar plano prevendo todas as ações essenciais ao início do trabalho.


Planejamento urbano

A Câmara Municipal de Sorocaba sedia virtualmente, a partir de amanhã, o curso de Capacitação em Instrumento para Planejamento Urbano, oferecido a representantes de municípios da Região Metropolitana de Sorocaba (RMS). As aulas serão realizadas até 23 de junho para a turma 3, que inclui membros da sub-região 1, definidas pela agência.

O acordo foi formalizado em maio pelo presidente da Câmara, vereador Claudio Sorocaba (PL), ao lado do Mesa Diretora, e o diretor executivo da Agência Metropolitana de Sorocaba, Anselmo Neto.


Balcão Virtual

O Tribunal de Justiça de São Paulo (TJ-SP) iniciou o projeto piloto do Balcão Virtual, comunicação em tempo real por videoconferência com as unidades judiciais, de acordo com a Resolução nº 372/21 do Conselho Nacional de Justiça. Inicialmente conta com a participação de algumas unidades de primeiro e segundo graus, com previsão de expansão gradativa para todo o Estado. O serviço funciona das 13 às 19 horas e os links de acesso para o contato virtual estão na página www.tjsp.jus.br/BalcaoVirtual.


Proibidas de receber recursos

Mais de 1.700 entidades e órgãos estão proibidas de receber recursos, auxílios, subvenções ou contribuições por parte do Estado e dos municípios por possuírem pendências com o Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCE-SP). Atualizada mensalmente pela Secretaria-Diretoria Geral (SDG) órgão interno do TCE, a listagem contém os nomes de beneficiários e concessores, número do processo, data da sentença proferida e do trânsito em julgado. Há uma entidade de Sorocaba e uma de Itu.


Ferramenta do Crecisp

Atualizado recentemente e já disponível nas lojas AppleStore e PlayStore, o aplicativo do Conselho Regional de Corretores de imóveis do Estado de São Paulo Conselho (Crecisp) se tornou uma ferramenta muito eficiente para a comunicação com os inscritos. O download do app permite o acesso a inúmeros recursos com o intuito de poupar tempo e solucionar as questões mais burocráticas com a entidade.. “É quase como levar o conselho no bolso”, diz o presidente do Crecisp, José Augusto Viana Neto.


Erramos

Por uma falha técnica, foi publicada a programação de Esportes na TV do dia anterior na página A9 do último sábado (5).