Buscar no Cruzeiro

Buscar

Informação Livre

Escolinhas esportivas

23 de Maio de 2021 às 00:01
Cruzeiro do Sul [email protected]
Reunião com professores e coordenadores do Departamento Municipal de Esportes.
Reunião com professores e coordenadores do Departamento Municipal de Esportes. (Crédito: DIVULGAÇÃO / PREF. DE TATUÍ)

A Prefeitura de Tatuí, por meio da secretaria de Esporte, Cultura, Turismo, Lazer e Juventude, realizou na quarta-feira (19) uma reunião com professores e coordenadores do Departamento Municipal de Esportes sobre orientações para a retomada gradativa das atividades nas escolinhas esportivas, que devem ocorrer amanhã. A reunião, conduzida pelo secretário da pasta, Cassiano Sinisgalli, orientou os responsáveis dos centros esportivos sobre os protocolos que devem ser seguidos, como o uso obrigatório de máscaras. As modalidades mantidas pela Prefeitura de Tatuí são futebol de campo, judô, caratê, balé, futsal, vôlei, basquete e atletismo.

Fogos de artifício

Deputados da Assembleia Legislativa de São Paulo decidiram, na quarta-feira (19), pela proibição da queima, comercialização, armazenamento e transporte de fogos de artifício e demais artefatos pirotécnicos com estampido dentro do Estado. O texto substitutivo do Projeto de Lei 369/2019 -- de autoria do deputado Bruno Ganem (Podemos) e coautoria da deputada Maria Lúcia Amary (PSDB) -- foi aprovado em plenário com 52 votos favoráveis, seis contrários e duas abstenções, e exclui da regra os produtos com efeitos sonoros fabricados em São Paulo, mas comercializados em outros Estados. O armazenamento e transporte desses artefatos também continuam permitidos, desde que façam parte do processo de logística e comercialização reservados a outras regiões. Já os fogos que produzem apenas efeitos visuais, sem ruído, permanecem legais.

Obras atrasadas

O Estado de São Paulo iniciou o primeiro trimestre do ano com 1.156 obras atrasadas ou paralisadas, segundo o Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCE-SP). Distribuídas na Capital e em municípios do interior e do litoral paulista, os investimentos nesses projetos, em valores iniciais de contratos, firmados por meio do Estado e dos municípios, superam a casa dos R$ 25 bilhões. Os dados foram colhidos pela TCE até o dia 12 de abril e mostram a situação dos três primeiros meses de 2021. De acordo com as informações contidas no Painel de Obras Atrasadas ou Paralisadas, atualizado na terça-feira (18), 646 empreendimentos estão paralisados e 510, atrasados.

Idas e vindas

Existe a expectativa de que nesta semana seja anunciada a data do retorno das aulas presenciais na rede municipal de ensino em Sorocaba. A volta efetiva já foi anunciada e cancelada por pelo menos três vezes. A situação atrapalha a programação dos pais, mexe com o planejamento e a rotina de atividades ligadas ao setor e de profissionais, além da própria Prefeitura de Sorocaba. Isso sem falar dos maiores prejudicados que são os estudantes. A última vez que ocorreu o cancelamento do retorno, segundo a Prefeitura de Sorocaba, o problema estaria ligado à compra de máscaras para parte dos alunos.