Buscar no Cruzeiro

Buscar

Informação Livre

Agilização de processos

16 de Maio de 2021 às 00:01
Cruzeiro do Sul [email protected]
Agilização de processos.
Agilização de processos. (Crédito: SECOM SOROCABA)

A Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria de Planejamento (Seplan), apresentou proposta de ação à Associação dos Engenheiros e Arquitetos de Sorocaba (Aeas), na quinta-feira (13), para agilizar a tramitação de projetos pela Administração Municipal.

Uma das medidas em curso, pelo Poder Público, é a completa informatização dos processos internos da Seplan, inclusive para agilizar a tramitação de projetos arquitetônicos, da aprovação à emissão de certidões.

Produção legislativa

O secretário geral da Câmara de Sorocaba, Jonata Mena, observou que, mesmo com a pandemia, os vereadores, com o empenho de assessores e servidores, têm batido recordes de produção neste ano. Até quinta-feira (13), foram protocoladas 3.169 proposituras, sendo 174 projetos de lei, 10 projetos de emenda à Lei Orgânica, 15 projetos de resolução, 12 projetos de decreto legislativo, 34 moções, 1.674 indicações e 1.250 requerimentos. Em respeito ao Plano São Paulo de Combate à Covid-19, as sessões do legislativo continuam ocorrendo de forma mista, com os vereadores podendo participar presencialmente ou de forma remota, via Internet.

Videomonitoramento

A necessidade de estudos para a implantação de um sistema de videomonitoramento em pontos estratégicos de Votorantim será o tema de requerimento do vereador Cesar Silva (Cidadania) a ser apresentado na sessão da Câmara Municipal, na próxima terça-feira (18).

O vereador diz que a cidade tem várias entradas e com isso há necessidade do município implantar um sistema sob a supervisão da Guarda Civil Municipal (GCM). Para o parlamentar, esse serviço permite auxiliar o controle viário detectando placas de veículos que são objetos de ocorrências policiais.

Apelo

A adesão à campanha de imunização contra a gripe apresentou leve melhora desde a última semana, mas a cobertura vacinal ainda está abaixo de 40% entre os trabalhadores da saúde, crianças de seis meses a menores de seis anos, grávidas e puérperas (mulheres que deram à luz nos últimos 45 dias). Por isso, a Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo segue convocando estes públicos para garantirem sua dose de proteção contra o vírus Influenza, além de incentivar a imunização dos idosos (pessoas com 60 anos ou mais) e os professores das redes pública e privada de ensino, inseridos na segunda etapa da campanha.

Situação de rua

A Secretaria de Assistência Social de Ibiúna desenvolveu um projeto para atendimento a pessoas em situação de rua e, desde então, vem realizando ações junto a essa população. Essa é uma das demandas que a pasta mais recebe. O objetivo é ofertar serviços básicos de alimentação, higiene, acompanhamento profissional especializado e articulações com outras políticas públicas. As abordagens são feitas, também, no período noturno, quando são ofertados, além do atendimento, cobertores. Os atendimentos são realizados no prédio da antiga Creche Nossa Senhora Aparecida, onde é feito o acolhimento.