Buscar no Cruzeiro

Buscar

Informação Livre

Prefeitura de Itu prepara catálogo de árvores existentes no município

A ação conta com a participação de estagiários do curso de Engenharia Florestal da UFSCar, campus Sorocaba

01 de Maio de 2021 às 02:12
Cruzeiro do Sul [email protected]
Estudantes anotam a localização, espécie, área em que a árvore está plantada, tamanho e condição fitossanitária
Estudantes anotam a localização, espécie, área em que a árvore está plantada, tamanho e condição fitossanitária (Crédito: Divulgação / Prefeitura de Itu)

A Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos de Itu está catalogando as árvores existentes em alguns bairros do município, como São Luiz, Jardim Paraíso 1 e bairro Brasil. Anteriormente, Jardim Aeroporto, Alberto Gomes, São Jorge, São Judas, entre outros bairros, também já foram visitados.

A ação conta com a participação de estagiários do curso de Engenharia Florestal da UFSCar (Universidade Federal de São Carlos), campus Sorocaba. Eles anotam a localização, espécie, área em que está plantada (calçada, rotatória, área verde etc.), tamanho e sua condição fitossanitária.

Durante o trabalho, também são coletados dados para cumprir a próxima etapa da ação, que consiste no mapeamento de espaços de calçadas adequado para receber árvores. Assim, aumenta-se a arborização da cidade.


Tudo gravado

As reuniões virtuais do Conselho Municipal de Saúde de Sorocaba (CMS) serão gravadas. A decisão ocorreu na quinta-feira (29) por unanimidade. Durante o encontro, também foram aprovadas as atas de reuniões anteriores e discutidas várias questões relacionadas ao novo coronavírus.

Um dos pontos mais debatidos foi o fechamento do Centro de Estabilização Covid-19. As variantes que circulam na cidade também foram alvos de questionamentos e explanações.


Medidas de restrição

Em razão da necessidade de medidas de restrição por causa da pandemia de Covid-19, a Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp) prorrogou até 31 de maio de 2021 as regras de funcionamento das atividades legislativas.

O ato publicado pela Mesa Diretora nesta sexta-feira (30) mantém a realização de sessões extraordinárias virtuais. As sessões ordinárias presenciais continuam suspensas, assim como eventos, sessões solenes e visitações.

As reuniões e deliberações das comissões permanentes e temporárias da Casa, bem como do Conselho de Ética e os atos solenes, continuam sendo realizados em ambiente virtual pelos parlamentares.


Inclusão

A Prefeitura de Itapetininga está tornando mais inclusiva a identificação visual nas vagas de estacionamento preferenciais nas ruas da cidade. A partir de agora, as placas de sinalização passarão a contar também com o laço colorido, indicando que a pessoa com Transtorno do Espectro Autista (TEA) tem prioridade.

A sinalização atende ao disposto na Lei Municipal 6.441, que criou a Carteira Municipal de Identificação do Autista. De acordo com o Executivo, feita de peças de quebra-cabeça coloridas, a fita representa a complexidade do autismo. É um símbolo mundial da conscientização em relação ao autismo, muito usado principalmente no Dia Mundial de Conscientização do Autismo, celebrado em 2 de abril.


Está valendo

Já está valendo em Sorocaba a lei que reconhece as academias de todas as modalidades esportivas e físicas, assim como a prática de atividade física em geral, seja em grupo ou isolada, em estabelecimentos para essa finalidade ou ao ar livre, como atividades essenciais.

O projeto que virou lei é do vereador Vinícius Aith (PRTB). Com isso, os estabelecimentos e práticas previstas deverão seguir as normas sanitárias expedidas pelo Ministério da Saúde e pela Secretaria Municipal da Saúde de Sorocaba.