Fundec Sorocaba
Mostra na Fundec retrata rostos de pessoas negras

Nove obras da artista plástica Maria do Carmo Bollina compõem a exposição Pele Negra: Uma explosão de cores, que abre para visitação nesta segunda-feira, no salão de exposições da Fundec. A mostra, que homenageia a semana da Consciência Negra, fica aberta ao público até a próxima sexta-feira (28), e tem entrada gratuita.
Para as obras, a artista retratou rostos de pessoas negras de diferentes idades, pintados em vários tons de giz pastel seco. E, seguindo a preferência da artista, a maior parte das imagens em exposição é de crianças, por conta de sua ingenuidade e pureza e porque, reforça Maria do Carmo, "geralmente elas demonstram claramente suas emoções."
Neste trabalho, a artista busca retratar emoções de felicidade, alegria, angústia, solidão e delicadeza dos negros escolhidos para a mostra. "As pessoas pensam que as cores constituintes da pintura da pele negra se reduzem ao preto, branco, tons de cinza e marrom. Estão enganadas. Ao pintar meu primeiro quadro, de um menino negro africano, fiquei encantada com a gama de múltiplas cores que necessitei integrar para construir sua pele", revela.
Serviço
A exposição Pele Negra: uma explosão de cores pode ser vista de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h. A entrada é gratuita e o salão de exposição da Fundec fica na rua Brigadeiro Tobias, 73, Centro. Mais informações: (15) 3233-2220.