Buscar no Cruzeiro

Buscar

1ª Expo Ciee

11 de Agosto de 2018 às 11:42

parque-tecnológico-sorocaba Parque Tecnológico de Sorocaba. Crédito da foto: Arquivo JCS (30/11/2016)

A cidade irá sediar nos dias 19 e 20 de outubro a 1ª Expo Ciee Sorocaba, evento gratuito que pretende reunir cerca de 5 mil pessoas no Parque Tecnológico de Sorocaba (PTS). Além do encaminhamento para vagas de aprendizagem e estágio do Ciee, os visitantes também poderão emitir Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS). Entre os expositores já confirmados estão escolas de idiomas, agências de intercâmbio e universidades. O evento é considerado a feira de estudantes da América Latina que desembarca pela primeira vez em Sorocaba. Aberto ao público em geral e voltado principalmente para os jovens que estão em busca de uma oportunidade no mundo do trabalho, é preciso fazer inscrição pela internet: www.ciee.org.br.

Enxugando gelo

Notícia policial da semana deu conta que 11 bandidos foram presos na região em ações das policias Civil e Militar. Notícia do Jornal, tudo certo. Dois dias depois, apresentação dos presos na audiência de custódia, nove presos são libertados. Inclusive uns que aparecem em vídeo durante assalto. Como devem estar se sentindo os responsáveis pelas polícias na região? Como diz um veterano da área, nosso papel nessa charada é com a bomba d"água num barco que está afundando: é ficar tirando o que está entrando para entrar mais água ainda.

'Sorry, foi mal'

No início da sessão da última quinta-feira, o presidente da Câmara, Rodrigo Manga (DEM), usou rapidamente a tribuna do plenário para ler um pedido de desculpa pela confusão ocorrida na volta do recesso do Legislativo, envolvendo o convidado dele, o ator Alexandre Frota, e vereadores. Manga disse que não teve a intenção de ofender ninguém por meio da presença do polêmico ator. Nos corredores da Câmara, o comentário é que Manga estaria se sentindo como levando um "gelo" dos demais por conta do bate-boca envolvendo os vereadores, além de manifestantes presentes naquele dia na galeria da Casa. Será que o presidente se arrependeu mesmo de ter trazido Frota para o plenário? O alcance midiático foi estratosférico, mas a imagem dele ficou arranhada.

CPI da 'Tenda dos Milagres'

A Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI), que investiga o acordo da Prefeitura de Sorocaba com a Cies Global -- popularmente batizada como CPI da Tenda dos Milagres, deverá ouvir na semana que vem algumas pessoas, em sigilo, responsáveis pela empresa. As oitivas não serão abertas ao público. Segundo o presidente da CPI, o vereador Hudson Pessini (MDB), os trabalhos estão sendo feitos por meio de documentos conseguidos através de requerimentos, além das oitivas. Até o momento, o vereador acredita que há indícios de irregularidades, que vão ser confrontadas nas oitivas com os depoentes.

A CPI foi instaurada no começo de junho para apurar irregularidades no acordo com a prestadora de serviço contratada para realizar consultas e exames pela rede pública. As denúncias partiram de um relatório feito pela própria Prefeitura que apontava, entre outras coisas, a cobrança de até oito exames idênticos que teriam sido feitos por uma única pessoa no mesmo dia. Acredita-se que a CPI deverá ser finalizada em 90 dias, não sendo necessário prorrogar por mais 90.

Antidecreto contra o Executivo

Para barrar os efeitos do decreto do Executivo que fixa regras para quem trabalha como motorista por aplicativo, o vereador Péricles Régis (MDB) protocolou na Câmara um Projeto de Decreto Legislativo, conhecido como "antidecreto", que susta os efeitos da determinação do Executivo. A proposta terá de passar pelas comissões da Câmara antes de ir à votação. Para protocolar o "antidecreto", Péricles teve de recolher o mínimo de sete assinaturas de vereadores.

Na justificativa, afirma que o prefeito busca regulamentar o serviço transgredindo competências do órgão de trânsito local, no caso a Urbes. Péricles disse ainda que é legítima a tributação dos motoristas por aplicativo, porém posiciona-se contrário a qualquer tipo de controle sobre o número de profissionais que podem atuar na cidade.

O decreto do Executivo, em seu artigo 5º, afirma que realizará o credenciamento das empresas interessadas, respeitando o limite de vagas disponíveis. Já a Urbes determina ainda que dividirá essas vagas entre todas as Operadoras de Tecnologia de Transportes Credenciadas (OTTC). Os motoristas pretendem protestar contra o decreto do Executivo na segunda-feira (13), no Parque das Águas. Quem será que irá vencer essa "briga"?

Galeria

Confira a galeria de fotos