Buscar no Cruzeiro

Buscar

Influenciadores digitais se reúnem no Parque Tecnológico de Sorocaba 

13 de Fevereiro de 2019 às 22:02

Encontro de Influenciadores Digitais foi realizado no Parque Tecnológico de Sorocaba. Crédito da Foto: Eric Mantuan (13/2/2019)

Treze influenciadores digitais reuniram-se nesta quarta-feira (13), no Parque Tecnológico de Sorocaba (PTS), para falar de Empreendedorismo e Marketing Digital. O 1° Encontro de Influenciadores Digitais do Estado de São Paulo é promovido pela Prefeitura de Sorocaba e reúne personalidades com milhões de seguidores nas redes sociais.

https://www.facebook.com/jornalcruzeiro/videos/544393679384123/

Uma delas é a atriz, blogueira e youtuber Nah Cardoso, de São Paulo, que soma mais de 7 milhões de seguidores. Em sua palestra “Como ter destaque e se reinventar no meio digital”, Nah afirmou que estar conectada todos os dias requer esforço e dedicação. "Tive vários canais e fui apostando em temas até chegar no que eu gostava de forma natural", relata.

[irp posts="75099" ]

 

Conforme ela, quem quer começar a produzir conteúdo para a internet tem de ser natural e verdadeiro. "Falar do que gosta e ser espontâneo. Criar canal apenas por querer ser famoso não rola", ensina, com oito anos de experiência no mundo digital.

A jornalista, ex-apresentadora da TV TEM e hoje youtuber Bianca Celoto e o executivo de negócios da TV Record Paulista, Fábio Marchetti, falaram sobre comunicação.

Território livre

Irmãos Berti durante o evento no Parque Tecnológico de Sorocaba. Crédito da foto: Eric Mantuan (13/2/2019)

É possível falar de tudo nas redes sociais. Os canais dos influenciadores convidados tratam de culinária a música, de moda a games, de dicas fitness a temática adolescente, mas trazem em comum um ponto: responsabilidade quando se fala para milhões de pessoas em todas as partes do mundo.

"Ser youtuber é expressar o que se está sentindo, ser você mesmo e não um personagem", conta Lucas Berti, 18 anos, um dos Irmãos Berti -- atração festejada pela plateia do evento, formada em maioria por adolescentes. O canal da dupla trata de música pop e funk, já tem um hit ("Perfeitinha"), e também faz muitas brincadeiras e "zoações".

"Falar para um público de todas as idades é uma grande 'responsa'. Temos uma preocupação em orientar o que é certo e explicitar riscos", afirma Bruno, 22. Segundo ele, quando alguma brincadeira é perigosa, a dupla avisa para as crianças não repetirem em casa.

Para a cantora Estrela, de 21 anos, a internet foi uma via mais rápida para o reconhecimento de sua musicalidade -- o que poderia levar muito mais tempo que os três anos de existência do seu canal pelos caminhos tradicionais, como programas de calouros ou shows.

No YouTube e no Instagram, ela apresenta covers, paródias e músicas autorais. "Influenciar é agregar algo na vida de alguém. Como cantar de Deus para não-cristãos", resume -- em alusão aos seus trabalhos na música gospel.

Youtuber Estrela esteve presente em Sorocaba. Crédito da foto: Eric Mantuan (13/2/2019)

Também há público para os games e nesse aspecto uma das maiores referências é Robin Hood Gamer, de 19 anos. O nome, conta ele, surgiu em um sonho que teve antes da criação do canal. "Sonhei que tinha um canal com cem mil seguidores. E deu certo: já são 6 milhões", festeja.

Especializado em Minecraft e Lego, Robin Hood Gamer cria histórias em desenho animado nessas duas plataformas e mira o público infantil. A receptividade lhe valeu um convite para integrar um projeto ao lado de um dos maiores nomes das redes sociais: Felipe Neto.

Também participaram do encontro a atriz e youtuber Viih Tube, com sua mãe, que também é youtuber, Viviane Felício; a fashion influencer Micheli Fernandes; a youtuber e colunista de culinária Tati Romano; a influenciadora do mundo fitness Mariana Soncim; os gamers Beto Gamer e Hey Davi; o influenciador e cantor MC Gonzaga; e a influenciadora e apresentadora Sheila Tuds. Todos receberam troféus das mãos do prefeito José Crespo (DEM).

A jornalista e fashion influencer Tassia Bonassi não pôde comparecer devido ao falecimento do pai e receberá o prêmio posteriormente. (Eric Mantuan)

Galeria

Confira a galeria de fotos