Buscar no Cruzeiro

Buscar

Indústrias avaliam como retomar a produção após quarentena

24 de Maio de 2020 às 00:01

Indústrias avaliam como retomar a produção após quarentena Zona industrial de Sorocaba concentra empresas de diversos segmentos produtivos, inclusive, muitas multinacionais. Crédito da foto: Rafael Baddini / Arquivo Secom Sorocaba (31/7/2018)

Em meio à pandemia do novo coronavírus, as comemorações do Dia Nacional da Indústria, nesta segunda-feira, 25 de maio, são substituídas pelas preocupações sobre os impactos em um dos setores econômicos mais importantes de Sorocaba e região. Como forma de escapar o quanto antes da crise oriunda da Covid-19, o Centro das Indústrias do Estado de São Paulo (Ciesp) levanta a discussão sobre como retomar o crescimento e a produtividade no mundo pós-pandêmico.

Em 1970, após uma crise econômica causada pela queda de arrecadação na cidade, a diretoria regional do Ciesp participou ativamente do processo de industrialização de Sorocaba que alavancou o município. Cinquenta anos depois, a instituição se vê diante de novos desafios para retomar a âncora da economia local. Para falar sobre esses novos e desafiadores tempos para o setor industrial de Sorocaba e região, o Cruzeiro do Sul conversou com o diretor titular do Ciesp, Erly Domingues de Syllos.

Ele comenta que a crise econômica causada pelo novo coronavírus abala a indústria mundial, atinge grandes empresas multinacionais com polos no país, mas afeta principalmente pequenos e médios empresários da região que integram a cadeia de produção, prestando um serviço secundário para núcleos maiores. “Esse grupo tem uma dificuldade imensa, os empresários já vinham com falta de fluxo de caixa, agora eles têm dificuldades de honrar compromissos como impostos e pagamento de funcionários. Algumas dessas empresas já paralisaram 80% da sua produção”, explica.

Indústrias avaliam como retomar a produção após quarentena Erly Syllos é o diretor titular do Ciesp. Crédito da foto: Emidio Marques / Arquivo JCS (23/6/2015)

Syllos avalia que ainda é cedo para prever a retomada do crescimento econômico, mas garantiu que esse cenário mais positivo passa impreterivelmente pela educação com a capacitação de empresas e trabalhadores, assim como o investimento público direto nas empresas. “O que vem pela frente, a gente não sabe, mas será de dificuldade. O braço acadêmico das universidades da região vai ser fundamental. Nós, como entidade, estamos tentando ajudar a indústria com qualificação e buscando linhas de financiamento junto ao governo federal, para liberar dinheiro para as empresas, só assim elas vão começar a reativar a economia”, declara o diretor.

Conforme divulgado pela entidade, o presidente da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp), Paulo Skaf, participou de uma reunião com o ministro da economia, Paulo Guedes, para discutir um pacote de ações de auxílio a indústria. A expectativa é de que o governo federal postergue o pagamento de tributos e libere novas linhas de empréstimo aos empresários.

Indústrias avaliam como retomar a produção após quarentena Peças e equipamentos fabricados na cidade são exportados para vários países. Crédito da foto: Felipe Pinheiro / Arquivo Secom Sorocaba (2/8/2018)

Às vésperas de comemorar 70 anos de existência da regional do Ciesp, o órgão precisou sacrificar as comemorações para por em prática as ações de enfrentamento à pandemia. “Esse mês era para nós estarmos comemorando, essa época era para estar estourando um champanhe, mas nós estamos neste ano tristes”, afirma.

A regional do Ciesp Sorocaba foi inaugurada em 1º de julho de 1950 por um grupo de industriais, como forma de defender os interesses da categoria em nível local, regional e estadual. Atualmente, a entidade também tem entre seus associados empresários de 47 municípios da região. (Wesley Gonsalves)

Galeria

Confira a galeria de fotos