Buscar no Cruzeiro

Buscar

Inclusão empresarial é tema de workshop no Cecap

10 de Setembro de 2019 às 00:01

Inclusão empresarial é tema de workshop Programa foi desenvolvido pela instrutora Mauren Ferreira. Crédito da foto: Fábio Rogério (9/9/2019)

O workshop realizado nesta segunda-feira (9) no Cecap -- unidade de ensino vinculada à Fundação Ubaldino do Amaral (FUA) -- começou com abraços entre os participantes como demonstração do olhar de amor para com o outro, não somente o olhar profissional.

A proposta foi da instrutora Mauren Susie Ferreira para a abordgem do tema “Liderança Facilitadora e Acolhedora”. “É muito bom quando a gente consegue enxergar o outro com amor”, disse Mauren. O recado era para as empresas com capacidade de contratar pessoas com deficiência.

Especialista em inclusão de pessoas com deficiência nas empresas, Mauren falou de uma realidade de obstáculos no mercado: “O meu papel é abrir esse caminho para que as empresas se sintam confortáveis nessa contratação, para que elas apostem nas habilidades e na competência desse público.”

[irp posts="158186" ]

 

O casal Edi Wilson Nagatomo, de 48 anos, e Priscila Lopes Nagatomo, de 35 anos, são deficientes visuais e vivem essas dificuldades mesmo sendo profissionais qualificados. “Quando você chega à entrevista e veem que você é uma pessoa com deficiência visual, na hora já descartam, mesmo que elogiem o seu currículo”, disse Priscila. “A gente fica muito triste com a sociedade”, afirmou Edi, que cursou pedagogia e faz curso de “call center”.

Mauren sugere que empresas pensem em como dar “uma vida digna para essas pessoas serem brilhantes”. Também faz um desafio aos empregadores que barram pessoas com deficiência: “E se fosse o filho de vocês, como vocês reagiriam?” (Da Redação)