Buscar no Cruzeiro

Buscar

Imagens mostram aglomeração em rave clandestina em Sorocaba

07 de Dezembro de 2020 às 11:04
Jomar Bellini [email protected]

Imagens mostram aglomeração durante rave clandestina em Sorocaba. Crédito da Foto: Reprodução / Redes Sociais

Imagens divulgadas em redes sociais mostram a aglomeração de jovens durante a rave clandestina que reuniu milhares de pessoas no fim de semana no bairro Aparecidinha, em Sorocaba. A festa foi interrompida durante a manhã de domingo (6) pela Polícia Militar após denúncias anônimas de perturbação de sossego.

Diversos vídeos foram publicados nas redes sociais pelos participantes e djs que se apresentaram na rave. Nas imagens, é possível ver centenas de pessoas reunidas. Os frequentadores não usavam máscaras, consumiam bebidas alcoólicas e dançavam ao som de músicas eletrônicas.

Eventos desse tipo estão proibidos em todo o Estado de São Paulo devido à pandemia do novo coronavírus, já que provocam grande aglomeração de pessoas.

De acordo com a Polícia Militar, a festa era clandestina. Os organizadores afirmaram terem vendido três mil ingressos e cerca de duas mil pessoas foram encontradas no sítio.

O local do evento fica no bairro de Aparecidinha, zona leste da cidade, ao lado de condomínios residenciais. Ainda na noite de sábado, moradores vizinhos denunciaram o som alto e a aglomeração à Guarda Civil Municipal e à PM.

Fiscais e guardas civis municipais estiveram no endereço onde aconteceu o evento. A Prefeitura informou que providências administrativas serão tomadas pelo governo municipal junto aos organizadores da festa, mas não deu detalhes sobre o caso.

PM recebe denúncia anônima e acaba com festa rave em Aparecidinha Moradores vizinhos denunciaram o som alto e a aglomeração à Guarda Civil Municipal e à PM. Crédito da foto: Reprodução

Evento teria 32 horas de duração

A rave começou às 14 horas de sábado (5) e deveria se estender até às 20 horas de domingo (6), reunindo visitantes de cidades da região de Sorocaba e Grande São Paulo. Os convites para o evento foram comercializados pela internet, em lotes que chegavam a custar R$ 80 cada.

Na página oficial de venda, o organizador informou que a rave seria limitada a "300 barracas" e "mantendo as novas regras de higiene sobre a Covid-19", o que, conforme as imagens, claramente não foi respeitado.

Nesta segunda-feira (7), a Crew Caligula, responsável pelo evento, divulgou uma nota nas redes sociais afirmando que tentou "de inúmeras formas viabilizar a continuação do evento", mas que "infelizmente mesmo juntando forças com grandes organizadores da região o mal venceu o bem". A nota não comenta o desrespeito às restrições por conta da pandemia.

Organização da rave fez post no Facebook. Crédito da Foto: Reprodução

Nas mídias sociais, também foram divulgadas imagens de um baile funk que aconteceu na zona norte de Sorocaba, onde os participantes também não respeitavam os protocolos sanitários para prevenir a proliferação de Covid-19.

Covid-19

O flagrante da festa aconteceu na mesma semana em que Sorocaba e várias outras cidades do Estado de São Paulo regrediram para a fase amarela do Plano São Paulo por ter registrado aumento no número de casos de Covid-19.

A cidade tem quase 100% de ocupação dos leitos de UTI para pacientes com a doença, principalmente na rede pública.

Neste domingo (6), a cidade registrou a 499ª morte pelo novo coronavírus desde o início da pandemia, em março.

A vítima, um idoso de 77 anos, não tinha comorbidades. Com a notificação de 16 novos casos, a cidade atingiu 23.063 casos positivos da doença. O número de pessoas internadas subiu para 38, sendo 23 em UTIs. Outros 228 pacientes estão em isolamento domiciliar. (Jomar Bellini, com informações de Estadão Conteúdo)

Galeria

Confira a galeria de fotos