Sorocaba e Região

Iluminação pública de Sorocaba tem média de 24 manutenções por dia

Em dois meses foram emitidas 1.458 ordens de serviços para a execução de manutenções no sistema de iluminação pública
Iluminação pública de Sorocaba tem média de 24 manutenções por dia
As solicitações de manutenção do sistema chegam à Secretaria por meio dos canais da Ouvidoria Municipal. Crédito da foto: Divulgação / Prefeitura de Sorocaba

Mais de 1.800 pontos de iluminação foram checados nos meses de outubro e novembro em Sorocaba. A informação é da Secretaria de Serviços Públicos e Obras (Serpo) do município.

Nesse período foram emitidas 1.458 ordens de serviços para a execução de manutenções no sistema de iluminação pública. Isso corresponde a uma média de 24 ocorrências por dia. Segundo a Prefeitura de Sorocaba, os dados referentes ao mês de dezembro ainda estão em processo de planilhamento.

As solicitações de manutenção do sistema chegam à Secretaria por meio dos canais da Ouvidoria Municipal. As opções são o Whatsapp (15) 9-9129-2426, o telefone 156, o site de atendimento ou presencialmente, em uma das sete unidades das Casas do Cidadão.

Ordem de serviço

A partir da solicitação do munícipe é gerada uma ordem de serviço e o local apontado recebe uma vistoria prévia, que verifica a extensão do problema. Feita a avaliação, a demanda entra no cronograma de atendimento.

De acordo com a Serpo, o tempo médio de resposta às demandas relativas à iluminação pública é de sete dias úteis após a emissão da ordem de serviço. A secretaria explica, entretanto, que existem situações em que o reparo é mais complexo e pode levar mais tempo.

Há casos em que é necessária uma análise pontual, como o furto de cabos, vandalismo e problemas referentes a fornecimento de energia elétrica (responsabilidade da CPFL). A lista inclui ainda a necessidade de podas de árvores (para possibilitar acesso ao ponto) e as condições climáticas, uma vez que não é seguro mexer na rede elétrica em períodos de chuvas ou com raios.

Equipes de manutenção

Sete equipes de manutenção da rede de iluminação pública são mantidas pela Serpo e elas atuam em horários diferentes. Quatro equipes que trabalham das 7h às 16h, uma das 12h30 às 21h30 e outras duas equipes trabalham das 22h às 6h, para atendimento das demandas reprimidas.

Os postes metálicos, considerados ornamentais, recebem manutenção preventiva conforme cronograma estabelecido pela Secretaria. Neste mês de janeiro estão previstas vistorias nas avenidas São Paulo, Sadrac de Arruda, Carlos Reinaldo Mendes e Rotatória da rua Coronel Nogueira Padilha.

Luz acesa

De acordo com a Serpo, a ocorrência de luzes acesas durante o dia deve ser comunicada à Prefeitura pelos canais da ouvidoria, com o apontamento correto do endereço da ocorrência para que a equipe de manutenção tenha seu trabalho agilizado. A secretaria explica que o motivo do ponto permanecer aceso decorre de uma falha no componente que aciona automaticamente a lâmpada, chamado relé, que é substituído e o equipamento volta a funcionar normalmente. (com informações da Prefeitura de Sorocaba)

Comentários