Buscar no Cruzeiro

Buscar

IHGGS homenageia 12 mulheres com a medalha Ana Terra

19 de Outubro de 2018 às 07:00

O Núcleo Feminino de apoio ao Instituto Geográfico e Genealógico de Sorocaba (IHGGH) outorga nesta sexta-feira (19) a Medalha de Mérito Ana Terra para 12 mulheres, com a finalidade de valorizar a presença feminina junto à instituição. A condecoração foi oficializada por decreto do ex-governador Geraldo Alckmin (PSDB) em 20 de dezembro de 2016, em homenagem às mulheres de destaque em Sorocaba. Com entrada gratuita ao público, a solenidade de outorga da condecoração acontecerá na sede do IHGGS, localizada na Casa Aluísio de Almeida -- rua Ruy Barbosa, 84, Além-Ponte.

Quem fará a outorga das medalhas na solenidade é a presidente do Núcleo Feminino, Maria Dorotéa Senger Cezar. As 12 mulheres a serem condecoradas são Ana Maria Costa, Anna Priscylla Rosa Sangoi, Carolina Sampaio Giatti Belli Reese, Eliane Pereira, Maria Eliete Siqueira Crispim, Maria Helena Silveira Amorim, Marielde Carvalho Dantas Agostinelli, Michele Oliveira Amoreira, Raquel de Oliveira Braun, Rosa Maria Baddini Keller, Sônia Maria Gonçalves e Wellen de Almeida Lara.

O presidente do IHGGS, professor Adilson Cezar, informou que os nomes foram escolhidos pelo Núcleo Feminino porque desempenham atuações que significam contribuição ao Estado de São Paulo ou se destacaram por várias razões. E também porque têm vínculos com o IHGGS.

O nome da condecoração tem relação com Ana Terra, personagem fictícia criada pelo escritor gaúcho Érico Veríssimo, autor do clássico “O Tempo e o Vento”. No romance, Ana Terra é uma sorocabana que foi para o sul do país, num tempo situado no século 18, e lá vive uma tragédia relacionada com costumes e família. A história foi levada ao cinema com a atriz Cléo Pires interpretando Ana Terra.

A solenidade terá a participação da cantora Teresa Baddini e do Coral da Guarda Civil Municipal de Sorocaba. (Da Redação)