Buscar no Cruzeiro

Buscar

Igrejas transmitem celebrações da Semana Santa via internet

11 de Abril de 2020 às 00:01
Marcel Scinocca [email protected]

A Paróquia Bom Jesus foi uma das que transmitiu on-line as celebrações. Crédito da foto: Reprodução

As paróquias de Sorocaba seguiram as recomendações e determinação da arquidiocese da cidade e estão realizando as celebrações da Semana Santa de forma on-line. O Cruzeiro do Sul acompanhou parte delas nesta sexta-feira (10).

A Paróquia São Guilherme, por exemplo, que envolve várias comunidades, realizou às 15h a celebração da Paixão de Cristo e o Sermão das Sete Palavras. Em uma rede social, a paróquia divulgou a programação on-line da Semana Santa, que terminará no Domingo de Páscoa, com duas missas, às 9h e às 19h.

Na Paróquia Nossa Senhora de Fátima, do bairro Campolim, também houve celebração on-line. Na pagina da paróquia, no Facebook, a transmissão ao vivo atingiu mais 360 pessoas em seu pico. Com 50 minutos de transmissão, a celebração teve dezenas de compartilhamento e quase 200 curtidas.

Transmissão da paróquia Nossa Senhora de Fátima atingiu centenas de fiéis. Crédito da foto: Reprodução

A Paróquia Santa Rosália também teve audiência considerável durante a celebração da Semana Santa. A transmissão ao vivo teve audiência média 360 pessoas online. O padre responsável, William de Almeida, recebeu vários elogios. “Suas palavras são maravilhosas, nos levam à reflexão e à busca de mudanças interiores. Gratidão”, afirmou uma das internautas.

Já Paróquia Nossa Senhora Aparecida, que fica na avenida Ipanema, compartilhou a transmissão ao vivo do padre Rodolfo Gasparini Morbiolo. A Paróquia São Benedito também realizou sua celebração. A instituição fez um banner, cinco horas antes, anunciado a celebração on-line. Mais de 200 pessoas estavam acompanhando a transmissão.

Com um pouco mais de atraso, a Paróquia Bom Jesus dos Aflitos, na região da avenida Nogueira Padilha também aderiu. Quase 100 pessoas acompanharam por minuto a transmissão no intervalo verificado pela reportagem.

A Paixão do Senhor, pela Paróquia São Francisco, foi transmitida pelo Youtube. Crédito da foto: Reprodução

“Irmãos e irmãs, acompanhem com os freis do convento a Celebração da Paixão de Cristo, às 15h, pelo Facebook (ao vivo). Sugerimos que vocês coloquem diante do altar montado em suas casas um crucifixo, como sinal de amor, de doação, de vitória para nós cristãos”, recomendava uma publicação da entidade, antes da celebração.

A Paróquia Nossa Senhora de Fátima, da Vila Fiore, também fez transmissão ao vivo de seus eventos religiosos, incluindo a “Meditação da Via Sacra” e “Dores Secretas de Jesus”. A celebração da Paixão do Senhor, pela Paróquia São Francisco, da Vila Assis, também foi transmitida ao vivo pelo Youtube.

A determinação

A determinação de realização da Semana Santa sem a participação dos fiéis está em um documento assinado por Dom Julio Endi Akamine, Arcebispo de Sorocaba, e distribuído na semana passada. Para a decisão, Dom Júlio levou em consideração as orientações dos órgãos governamentais e de saúde com relação à necessidade de distanciamento social, em razão da pandemia do coronavírus. (Marcel Scinocca)

Galeria

Confira a galeria de fotos