Buscar no Cruzeiro

Buscar

Igrejas de Sorocaba preparam tapetes para procissões de Corpus Christi

20 de Junho de 2019 às 08:22

Tapete decora ruas ao redor de igreja no bairro Santa Rosália, em Sorocaba. Crédito da foto: Emídio Marques (20/6/2019)

O entorno da Igreja Santa Rosália amanheceu decorado com os tradicionais tapetes de Corpus Christi, nesta quinta-feira (20). Na paróquia, cerca de 100 pessoas teriam iniciado a confecção dos tapetes na noite de quarta-feira (19), e o trabalho só terminou por volta da meia-noite.

Para garantir que os tapetes estivessem intactos até a manhã desta quinta-feira, o pintor Rodrigo Cardoso,37 anos, ficou de guarda durante toda a madrugada. A motivação para enfrentar o frio e o sono, de acordo com ele, é a fé. “Só Deus mesmo”, garante.

A comunidade do entorno, grupos de catequese e outros fiéis teriam colaborado nos trabalhos. A paróquia celebra a missa de Corpus Christi às 9h, realizada pelo padre William de Almeida. Em seguida ocorrerá uma procissão pelas ruas do bairro Santa Rosália.

Fachada da igreja situada no bairro Santa Rosália, em Sorocaba. Crédito da foto: Emídio Marques (20/6/2019)

Na Vila Progresso

Com uma oração, de mãos dadas, mais de 100 fiéis da Paróquia São José Operário, na Vila Progresso, deram início aos trabalhos de confecção dos tapetes de Corpus Christi. A ação começou por volta das 9h desta quinta-feira (20).

A coordenadora da Paróquia, Edmara Cristiane Alamino de Olivera, 48, revela que os preparativos para a data começam já em março, quando os voluntários passaram a recolher os materiais que serão utilizados na confecção dos tapetes. “O pessoal já em casa começa esse trabalho de formiguinha guardando todos os materiais”, conta.

Os desenhos dos tapetes são símbolos relacionados à Eucaristia, como a hóstia consagrada e o ostensório. “Esse tapete representa e celebra o dia do corpo e sangue de Cristo que é consagrado em todas as missas. É tudo que acontece em nossa missa: o perdão, a consagração do corpo e sangue de Jesus Cristo”, diz

Às 18h, a Paróquia realiza a missa de Corpus Christi e depois ocorre a caminhada em que o padre passará com o santíssimo sacramento em cima dos tapetes. A missa será celebrada pelo padre Wagner Lopes Ruivo.

A Paróquia São José Operário é formada ainda pelas comunidades Santa Filomena e Nossa Senhora do Carmo. Pastorais, grupos, movimentos e outros voluntários participaram dos trabalhos.

O casal Maria das Graças Ferrão e Renato Ferrão, de 53 anos, preparava a imagem de Santa Filomena, que seria coberta com flores. Para ela, que nasceu no bairro e participou a “vida toda” das celebrações, a confecção dos tapetes é uma forma de adorar Jesus na rua. “É uma data muito importante. É a oportunidade que nós católicos temos de mostrar para o mundo que nós cremos na Eucaristia, nesse Jesus Cristo vivo ressuscitado que está no meio de nós. A Eucaristia é o ponto máximo da nossa fé”, se emociona.

Vila Assis

Na Igreja São Francisco de Assis, na Vila Assis, os fiéis de cinco comunidades (Nossa Senhora Aparecida, Nossa Senhora do Carmo, São Pedro, São Mateus e São Francisco de Assis) se reuniram logo nas primeiras horas da manhã para começar os trabalhos. Murilo Cachale, 29, conta que foram cerca de 60 fiéis.

Os desenhos teriam sido riscados durante a noite e a confecção iniciou às 6h. “Começou com uma oração, fizemos o preenchimento e encerramos com um café”, diz.

[gallery link="file" columns="1" size="medium" ids="133356,133358"]

O catequista de adultos Wagner de Assis, 51, participa da tradição há aproximadamente 25 anos na Paróquia e explica o simbolismo. “É um enfeite que você põe para a passagem do Cristo vivo que estará hoje na procissão”, conta. De acordo com ele, os desenhos escolhidos são baseados na liturgia da igreja e confeccionados em pó de serra cru e pintado, pó de café, casca de ovo e cal.

A auxiliar administrativo Tatiane Quintino, 35, foi com o marido e a filha contribuir na confecção dos tapetes. Para ela, o esforço de acordar cedo é compensado pelo resultado final. “É a paixão por Jesus”, afirma.

A paróquia celebrará uma missa às 10h, realizada pelo padre Fernando Fernando Giuli e, em seguida, dará início à procissão.

Significado de Corpus Christi

Em latim, Corpus Christi significa “corpo de Cristo”. A data, celebrada pela Igreja Católica, acontece sempre 60 dias após o domingo de Páscoa ou na quinta-feira seguinte ao domingo da Santíssima Trindade.

Para os católicos, esta quinta-feira representa o dia no qual Jesus Cristo instituiu o sacramento da eucaristia. No Corpus Christi se celebra a "presença real de Jesus Cristo no pão e no vinho". (Priscila Fernandes)

[irp posts="133257" ]

Galeria

Confira a galeria de fotos