Buscar no Cruzeiro

Buscar

Igreja Presbiteriana celebra 150 anos em Sorocaba no domingo (1º)

30 de Agosto de 2019 às 22:45

Igreja Presbiteriana celebra 150 anos em Sorocaba Igreja Presbiteriana de Sorocaba, na rua Santa Clara, terá dois cultos amanhã. Crédito da foto: Aldo V. Silva / Arquivo JCS (10/9/2010)

Os 150 anos de organização da Igreja Presbiteriana de Sorocaba serão completados no domingo (1º). Foi em 1º de setembro de 1869 que a instituição começou a ser organizada em Sorocaba. E foi em 12 de agosto de 1861, portanto há 158 anos, o marco do Presbiterianismo em Sorocaba. Também são celebrados neste ano os 160 anos da igreja no Brasil. Esses registros históricos serão comemorados neste fim de semana em Sorocaba e Salto de Pirapora com programação especial.

[irp posts="39540" ]

 

Os 160 anos da Igreja Presbiteriana no Brasil serão marcados neste sábado (31) por culto, às 19h30, na Igreja Presbiteriana de Salto de Pirapora. E os 150 anos de organização da instituição em Sorocaba marcarão os cultos de domingo (1º), às 9h e às 19h, na Igreja Presbiteriana de Sorocaba, na rua Santa Clara.

O reverendo Roberto Brasileiro Silva, presidente do Supremo Concílio da Igreja Presbiteriana do Brasil, participará dos cultos em Salto de Pirapora e em Sorocaba. O culto das 9h de amanhã na igreja da rua Santa Clara terá um momento cívico com entradas de bandeiras do Brasil, de São Paulo, de Sorocaba e do movimento escoteiro Baltazar Fernandes. Crianças entrarão com as bandeiras. Serão entregues moções de gratidão às autoridades presentes. Foram convidados representantes da Prefeitura e da Câmara.

Esses atos serão seguidos do culto e, ao término da celebração, será feita a deposição de uma cápsula do tempo, que consiste num recipiente, contendo documentos, moedas, cartas da igreja para a igreja do futuro, um exemplar com a edição do dia do Jornal Cruzeiro do Sul.

Essas informações foram dadas pelo reverendo Vagner Bernardi, pastor da Igreja Presbiteriana de Sorocaba. Ele também lembra que uma das atividades marcantes das comemorações de 150 anos é o Projeto Escriba. Nessa iniciativa, os membros da igreja copiam a Bíblia à mão. Após ser concluído, o material será encadernado e exposto na igreja.

Igreja Presbiteriana celebra 150 anos em Sorocaba Reverendo Vagner Bernardi divulga a programação festiva. Crédito da foto: Emidio Marques (30/8/2019)

Perguntado sobre o que representam as celebrações deste fim de semana, Vagner Bernardi disse: “A gratidão imensa pelos irmãos que implantaram e sustentaram o trabalho da Igreja Presbiteriana no decorrer destes 150 anos e ao mesmo tempo há o compromisso que nós temos com a geração que virá depois de nós.”

Nesse sentido, o tema de aniversário da instituição é “a velha história dando luz à nova história”. O reverendo acrescentou: “Nós temos que continuar na mesma sequência de envolvimento com a igreja, com a cidadania, e fidelidade à pregação da Bíblia.” Isso significa, explicou, celebrar o “culto de gratidão e renovação de consagração no mesmo caminho, que é Jesus.”

História

Segundo o reverendo, a Igreja Presbiteriana de Sorocaba foi uma das primeiras igrejas presbiterianas organizadas no Estado de São Paulo, sendo a sexta no Brasil e a quarta do Estado de São Paulo.

Tudo começou com a chegada do missionário americano, Ashbel Green Simonton, no dia 12 de agosto do ano de 1859. E passado um ano e meio, ele já estava em Sorocaba em busca de um carregamento de Bíblias enviadas dos Estados Unidos e que, ao chegarem ao porto de Santos, foram encaminhadas para Sorocaba.

Na cidade, Simonton encontrou um ambiente próprio para a expansão de sua missão com o envolvimento de intelectuais liberais, comerciantes, progressistas simpáticos aos religiosos não católicos. Era uma época em que era vetado aos cristãos de denominações não católicas a expressão de sua fé publicamente ou ter qualquer forma externa de templo.

Em Sorocaba, o missionário criou o primeiro depósito de Bíblias do Brasil, que funcionou no Largo de São Bento. A intenção era levar a palavra de Deus para diversos Estados. O depósito, de onde saíam as Bíblias para outros Estados do País, foi a maneira silenciosa de Simonton de pregar o Evangelho naqueles primeiros tempos de sua chegada ao Brasil. (Carlos Araújo)

Galeria

Confira a galeria de fotos