Buscar no Cruzeiro

Buscar

Igreja de Sant’Ana tem restauro concluído

10 de Dezembro de 2020 às 00:01

Igreja de Sant’Ana tem restauro concluído Arcebispo Dom Julio celebrou missa ontem, em ação de graças. Crédito da foto: Fábio Rogério (9/12/2020)

Uma missa solene em ação de graças pela conclusão das obras de restauro da Igreja de Sant’Ana, do Mosteiro de São Bento de Sorocaba, foi celebrada ontem à noite pelo arcebispo metropolitano, dom Julio Endi Akamine, com presença do coro dos monges do Mosteiro de São Paulo. Em função da pandemia do novo coronavírus, o evento foi fechado ao público, mas teve transmissão pela internet, na página do mosteiro no Facebook. A cerimônia oficializou a conclusão de mais uma etapa no processo de restauro do conjunto arquitetônico inicado há 15 anos.

Dom Julio destacou que a conclusão do restauro da igreja de Sant’Ana do Mosteiro de São Bento de Sorocaba tem importância cultural e religiosa. “Não podemos ignorar esses dois aspectos de uma só realidade: os trabalhos de restauro devolvem a igreja para o culto e é no contexto do culto que as peças artísticas atingem seu verdadeiro esplendor e autêntica beleza”, disse. Segundo ele, as peças restauradas e a igreja não devem ficar guardadas um cofre e exibidas somente em exposições temporárias. “Elas servem ao culto e o culto dá ao patrimônio histórico e cultural o seu verdadeiro valor. Assim se relacionam estreitamente a beleza e a fé: a beleza serve à fé, e a fé faz resplender a beleza”, comentou.

De acordo com o monge beneditino dom Rocco Fraioli, responsável pelo mosteiro, este momento marca a conclusão da fase de restauro do mobiliário artístico da igreja, que inclui púlpitos, altares laterais, arco do cruzeiro, altar mor e a douração do retábulo, como é chamada a estrutura de madeira ao fundo do altar. Antes disso, já havia sido concluída a fase estrutural, com intervenções no telhado, forro e paredes de todo o mosteiro. “É gratificante demais. É um momento histórico para a cidade, já que Sorocaba nasceu e e cresceu em volta do mosteiro”, afirma.

Complexo arquitetônico

Igreja de Sant’Ana tem restauro concluído No altar, os detalhes dourados destacam-se entre as imagens centenárias. Crédito da foto: Fábio Rogério (9/12/2020)

A reforma do mobiliário da igreja é parte integrante da restauração total do complexo arquitetônico de Mosteiro de São Bento aprovado pelo Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico (Condeplhaat) em 2005. O restauro foi realizado com recursos da inicativa privada, a título de patrocínio da empresa Flex, por meio de projeto aprovado no Programa de Ação Cultural (ProAC-ICMS) elaborado pela Associação Amigos de São Bento. Segundo o produtor cultural Lúcio Martini, que é membro da associação, o projeto captou 80% dos R$ 980 mil aprovados, a título de incentivo fiscal do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS), o que totaliza R$ 784 mil.

Agora, assinala dom Rocco, os restauradores concentram as atenções no restauro de quadros e imagens sacras, por equipe de especialistas chefiado pela restauradora Katia Magri. Novo projeto do ProAC, para a conclusão das obras do mosteiro, que inclui reparos no piso, forro e parte elétrica está sendo elaborado pela associação e deve ser aprovado no primeiro semestre de 2021. A entidade planeja captar recursos junto à iniciativa privada para concluir o restauro da fachada do prédio.

A igreja

Igreja de Sant’Ana tem restauro concluído A Igreja de Sant’Ana, do Mosteiro de São Bento, foi edificada em 1654. Crédito da foto: Fábio Rogério (9/12/2020)

Reconhecida como a edificação mais antiga de Sorocaba ainda em pé, a Igreja de Sant’Ana foi construída em 1654 sob o comando de Baltazar Fernandes, fundador de Sorocaba. A capela, construída em taipa de pilão, deu início à fundação da Vila de Nossa Senhora da Ponte de Sorocaba, o primeiro núcleo urbano da cidade. Em 1660, ela foi doada aos beneditinos de Sant’Ana do Parnaíba, com a condição de edificarem um convento ao seu lado, iniciado apenas em 1667, também de taipa de pilão. De acordo com o inventário dos prédios históricos de Sorocaba, produzido pelo Instituto dos Arquitetos do Brasil - Sorocaba IAB, o mosteiro foi abandonado em 1893, permanecendo fechado até 1910. Em 1916, para atender a posturas municipais, o conjunto passa por reforma que altera suas características originais, ganhando elementos típicos da arquitetura neoclássica presentes até os dias atuais. Hoje, às 11h, acontecerá a cerimônia de descerramento da placa comemorativa da restauração da igreja, com a participação dos funcionários que trabalharam no processo de restauro, representantes da empresa patrocinadora e autoridades locais. (Felipe Shikama)

Galeria

Confira a galeria de fotos