Buscar no Cruzeiro

Buscar

Idosos de 67 anos terão vacina contra a Covid-19 nesta semana

22 de Março de 2021 às 23:01
Ana Claudia Martins [email protected]

Idosos de 67 anos terão vacina nesta semana Crédito da foto: Pedro Negrão (15/2/2021)

Sorocaba deverá iniciar a vacinação de idosos contra a Covid-19, a partir de 67 anos ou mais, com a primeira dose, nesta quarta-feira (24) ou quinta (25). A expectativa é de que o município receba ainda nesta semana aproximadamente 16 mil doses da vacina para ampliar a faixa etária da imunização na cidade.

Na semana passada, o governo estadual anunciou que antecipou o calendário de imunização no Estado. Com isso, os idosos de 69 anos entraram também no calendário de março, junto ao público de 70 e 71 anos, e com início em 27 de março, dois dias antes da previsão inicial.

Segundo o secretário da Saúde de Sorocaba, Vinicius Rodrigues, a cidade já recebeu a confirmação do Estado de que receberá nos próximos dias um lote considerável de vacinas contra a Covid-19 para iniciar a imunização da faixa etária a partir de 67 anos ou mais.

“Como são mais pessoas nessa faixa etária, além dos três locais, shopping Cidade Sorocaba, Instituto Humberto de Campos, e Igreja Universal do Reino de Deus, no Centro, também vamos ter um quarto local, que será na zona leste da cidade, pois a região tem bastante idosos”, afirma Rodrigues.

No sábado (20), a Prefeitura de Sorocaba vacinou 7.050 idosos de 72 anos ou mais, em três locais, por meio do sistema drive-thru, também com a aplicação da primeira dose da vacina contra a Covid-19 (Coronavac). A vacinação dos idosos acamados cadastrados continua ocorrendo normalmente, todos os dias.

Em Sorocaba, aproximadamente 82 mil doses já foram aplicadas na população, o que equivale à imunização de quase 60 mil pessoas, entre primeira e segunda doses.

O município já recebeu do Estado 82.767 doses das vacinas contra a Covid-19, sendo 13.540 da Astrazeneca (Oxford) e 69.227 da Coronavac (Sinovac). Do total, 58.957 foram destinadas para a aplicação da primeira dose e 23.810 para uso na segunda dose.

Campanha pela compra de vacinas

Em entrevista coletiva à imprensa, no início da noite desta segunda-feira (22), o prefeito Rodrigo Manga, disse que a Prefeitura de Sorocaba assinou mais um protocolo de intenção de compras de vacinas. A cidade quer comprar cerca de 300 mil doses para ampliar a vacinação contra a Covid-19 na cidade.

Além disso, Manga disse ainda que terá um reunião, no próximos dias, em São Paulo, com a direção da Instituto Butantan, que produz vacinas contra a Covid-19, para falar da frente de cidades interessadas em comprar vacinas.

Outra frente nesse sentido, é uma parceria com a iniciativa privada, também no sentido de juntar esforços para comprar mais vacinas para imunizar em massa a população de Sorocaba. “O anseio da população é a vacina contra a Covid-19. Então, nessa reunião vamos falar sobre isso e falar do nossa intenção com comprar vacinas”, destaca Manga.

Diante da notícia de que a Prefeitura de Sorocaba pretende adquirir 300 mil doses da vacina contra a Covid-19, o jornal Cruzeiro do Sul, a rádio Cruzeiro FM 92,3 e a Loja Maçônica Perseverança III (PIII) lançaram uma campanha de apoio para que a prefeitura possa acelerar a compra desses imunizantes.

A campanha apoia e busca a vacinação de todos os moradores da cidade. A ideia é unir forças para que Sorocaba saia da pandemia o mais rapidamente possível. Essas três entidades entendem que a campanha pode e deve estender-se a todos aqueles que possam colaborar para que isso aconteça.

Manga disse ainda que a campanha, junto com as entidades e a iniciativa privada, deverá ser lançada hoje (23). “Junto com a iniciativa privada será uma parceria inédita e Sorocaba. Será a primeira cidade do Brasil a lançar essa iniciativa. Vamos comprar as vacinas que estiverem aprovadas pela Anvisa”, aponta o prefeito. (Ana Cláudia Martins)