Idoso reclama da dificuldade para marcar consulta em UBS
Prefeitura diz que os agendamentos por telefone nas 32 UBSs ocorrem desde 1º de janeiro deste ano. Crédito da foto: Emidio Marques / Arquivo JCS (14/3/2019)
Idosos reclamam da dificuldade para agendar consultas médicas por telefone nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) de Sorocaba. Embora a lei exista na cidade desde 2010, a Prefeitura de Sorocaba afirma que os agendamentos nas 32 UBSs ocorrem desde 1º de janeiro deste ano, ou seja, nove anos após a lei ser sancionada.
Segundo a Secretaria da Saúde (SES), de janeiro a setembro de 2019 foram feitos 160 agendamentos na cidade, o que para os usuários é muito pouco. A questão é que conforme informação da própria SES, a estimativa em agosto do ano passado era que cerca de 42,7 mil idosos utilizam o Sistema Único de Saúde (SUS) do município.
Já a estimativa de 2019 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), de 1º de julho deste ano, é que em Sorocaba a população de pessoas com 60 anos ou mais é de 64.362, ou seja, praticamente 10% dos habitantes de Sorocaba, que atualmente é de 679.378, também segundo estimativa do órgão federal.
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Dificuldade para acamados
O aposentado Sérgio Vieira, 76 anos, mora no bairro Vila Maria dos Prazeres e afirma que utiliza a UBS do Cajuru, mas que encontra dificuldade para exercer o direito que a legislação municipal garante, que é o agendamento de consulta por telefone. “Na UBS do Cajuru o agendamento de consultas por telefone para idosos ocorre somente uma vez por mês e que são duas ou três vagas somente. É muito pouco para o número de idosos que usam a unidade de saúde”, aponta.
Vieira também questiona o fato das pessoas idosas que são acamadas e que não podem se locomover até a UBS, mas necessitam de atendimentos e fazer exames. “Tenho um vizinho acamado e totalmente dependente e que poderia receber atendimento em casa, por meio da equipe de saúde da família, mas recentemente ele teve que ser levado pelos familiares até o posto de saúde para fazer exame de sangue”, diz.
Questionada, a Prefeitura de Sorocaba afirma que “a medida, adotada pela SES, tem o objetivo de adequar a execução da Lei Municipal nº 9.164, de 15 de junho de 2010, após um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) assinado com o Ministério Público (MP). A providência assegura atenção à saúde, garantindo acesso integral e igualitário”, diz.
Cadastro prévio
Antes de fazer os agendamentos pelo telefone, os usuários precisam ir até sua UBS de referência para efetuar o cadastro e comprovar sua condição de idoso e/ou deficiente. No momento do cadastro, o paciente deverá estar munido de documento de identificação com foto, cartão da UBS contendo o número do cadastro no Sistema de Informação à Saúde (SIS) e cartão do Sistema Único de Saúde (SUS).
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Sobre as equipes das UBSs, a SES afirma que elas estão organizadas como modelo de Estratégia Saúde da Família (ESF) e são responsáveis pela população de acamados de seu território de abrangência. Atualmente, o número total de pessoas assistidas pelas equipes ESF é de 1.407. Durante as visitas são realizados procedimentos como coleta e colheita de materiais, curativos, sondagens, administração de medicamentos e vacinas, além das consultas”, diz a pasta. (Ana Cláudia Martins)