Buscar no Cruzeiro

Buscar

Idosa com câncer espera por tratamento há três meses

22 de Julho de 2018 às 13:47

Uma idosa de 81 anos, Nazira de Lima Monteiro, foi diagnosticada com câncer no reto há três meses e até agora não conseguiu iniciar o tratamento devido à falta de vagas para radioterapia e quimioterapia em Sorocaba. A filha dela, a aposentada Benedita Anecides Monteiro, de 66 anos, queixa-se de que a mãe não tem como fazer o transporte para receber tratamento em outro local devido às condições de saúde dela serem precárias.

Segundo Benedita, além do câncer, Nazira tem um catéter no rim, possui incontinência urinária, sofreu um AVC em 2005 e tem sequelas com dificuldades de movimento do lado esquerdo do corpo.

Benedita é quem cuida de Nazira. Elas moram no Jardim Atilio Silvano, zona norte de Sorocaba. Benedita conta que o câncer da mãe foi identificado em abril. No início de junho, a paciente fez contato com

o hospital Leonor Mendes de Barros, uma das unidades do Conjunto Hospitalar de Sorocaba, que a remeteu ao hospital Regional, outra unidade daquele complexo.

Na última segunda-feira, Benedita recebeu da administração do hospital Regional a informação de que não havia vagas para a mãe realizar o tratamento de radioterapia e quimioterapia recomendados por guia médica. A sugestão recebida foi que ela procurasse unidades de saúde em São Paulo e Guarulhos, mas Benedita insiste em que o tratamento tem que ser feito em Sorocaba por conta das dificuldades de deslocamento da paciente.

"Eu vou me socorrer com processo, vou gritar pros quatro cantos do mundo, vou pedir ajuda", diz Benedita. Enquanto isso, a filha se preocupa com o risco de avanço da doença da mãe caso haja mais atraso no início do tratamento.

Secretaria da Saúde 

Por meio de sua assessoria de imprensa, a Secretaria de Estado da Saúde informou que o Departamento Regional de Saúde (DRS) de Sorocaba informa que a Nazira de Lima Monteiro passa por atendimento oncológico no Conjunto Hospitalar de Sorocaba desde maio de 2018, tendo, inclusive, consulta agendada para o próximo dia 7 de agosto, além de consultas marcadas em outras especialidades. A paciente recebeu indicação para o tratamento combinado de quimio e radioterapia e já está inserida na Rede Hebe Camargo de Combate ao Câncer, que está providenciando o encaminhamento da paciente para um serviço de referência.

Vale ressaltar que o Ministério da Saúde é responsável por custear o atendimento oncológico do SUS, mediante credenciamento e habilitação de serviços pelo órgão federal. Depois do contato com a reportagem, o Governo do Estado, por meio de nota, afirmou que teria disponibilizado, com recursos próprios, o atendimento em radioterapia na região de Sorocaba por meio de clínica contratada.