Buscar no Cruzeiro

Buscar

Resultado do Ideb mostra melhora no ensino fundamental em Sorocaba

04 de Setembro de 2018 às 07:37

Melhoria vem sendo registrada ano a ano nas escolas públicas, segundo os dados do Ideb. Foto: Fábio Rogério / Arquivo JCS (01/08/2018)

Sorocaba tem melhorado gradualmente o desempenho escolar no ensino fundamental, conforme apontam os dados do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) 2017, divulgados ontem pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). A média atingida pelos alunos do 5º ano do ensino fundamental das escolas da rede pública -- municipais e estaduais -- foi 6,7, sendo que a meta para este ano era de 6,4. Desde 2005, quando o índice foi de 4,9, os resultados vêm em uma crescente. No entanto, o 9º ano ficou com 5,2 quando a meta era 5,8 e o 3º ano do ensino médio atingiu 4,2. Conforme o Ministério da Educação, nenhum Estado brasileiro atingiu a meta para o ensino médio.

O Ideb é uma das primeiras iniciativas brasileiras para medir a qualidade do aprendizado e estabelecer metas para a melhoria do ensino. Criado em 2007, ele reúne, em um só indicador, os resultados de dois conceitos importantes para a qualidade da educação: o fluxo escolar e as médias de desempenho nas avaliações. O índice é calculado a partir dos dados sobre aprovação obtidos no Censo Escolar, e das médias de desempenho nas avaliações do Inep, o Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb), para as unidades da federação e para o país, e a Prova Brasil, para os municípios. O MEC estabeleceu meta para cada rede e escola, a ser cumprida a cada ano até 2021.

Particulares

Este ano foi a primeira vez em que escolas de ensino médio particulares puderam se voluntariar para fazer o Saeb. Todas que participaram com um número mínimo de alunos tiveram um Ideb divulgado. Entre as particulares, participaram o Colégio Uirapuru, que alcançou 7,2 no ensino médio, e o Objetivo Centro, que ficou com 6,9.

Região

Entre as cidades da região, os alunos do 5º ano da rede pública de Piedade atingiram o maior índice: 7,0. Em seguida destacam-se as notas dos estudantes de Salto, com 6,8; Salto de Pirapora, com 6,7; e Votorantim, com 6,6. Já as piores notas registradas foram em Mairinque, que teve 5,8; e Iperó e São Roque, ambas com nota 5,9.

Com relação ao 9º ano do ensino fundamental da rede pública, as melhores notas ficaram com Salto, que teve 6,2; e Salto de Pirapora, com 5,7. As piores notas estão em Iperó e Mairinque, com 4,7; e São Roque e Araçariguama, com 4,8.

Já no ensino médio, a maior nota ficou com Mairinque, que atingiu 4,6. Em seguida vem Votorantim e Salto, ambas com 4,2; Iperó com 4,0; São Roque com 3,9 e Salto de Pirapora com 3,8.