Buscar no Cruzeiro

Buscar

Hospital Regional Adib Jatene abre mais 10 leitos de UTI Covid

15 de Abril de 2021 às 14:07

Novos leitos para pacientes Covid da região de Sorocaba começam a funcionar nesta segunda. Crédito da foto: Fábio Rogério (18/02/2021).

O Hospital Regional Adib Domingos Jatene, de Sorocaba, referência para atendimento de pacientes Covid de 48 cidades da região, abriu nesta quinta-feira (15) mais 10 leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI). Com o reforço, o hospital estadual amplia a operação para 40 leitos do tipo destinados à Covid-19. Segundo o governo estadual, a unidade hospitalar ainda mantém em operação mais 8 leitos de enfermaria, também para pacientes Covid.

Conforme a Secretaria de Estado da Saúde, por conta da necessidade de reforço nas internações da região de Sorocaba, o Hospital Regional realizou ampliação em abril, através de duas etapas: com abertura de três leitos de UTI na última sexta-feira (9) e mais sete no dia de hoje (15), totalizando 10 leitos Covid.

“Com o recrudescimento da pandemia, desde dezembro o hospital vem realizando consecutivas ampliações. Em dezembro, a UTI expandiu o atendimento de 10 para 20 leitos. Já em março, foram mais 10 leitos do tipo”, informa a pasta estadual.

Ainda segundo a Secretaria de Estado da Saúde, a pasta monitora ininterruptamente o cenário epidemiológico da Covid-19 em todo o território para planejamento de medidas para salvar vidas e proporcionar um atendimento igualitário. “Diante do cenário de altas ocupações na região, se fez necessária a abertura de mais 10 leitos a mais no Adib Jatene, a fim de reforçar a assistência na região de Sorocaba”, disse a diretora do Departamento Regional de Saúde de Sorocaba, Kely Schettini.

Reforço na equipe

Por conta da abertura de novos leitos Covid, o hospital também contará com o reforço de cerca de 40 profissionais na equipe assistencial. A partir disso, o hospital passa a operar com cerca de 1,7 mil colaboradores.

O Hospital Regional de Sorocaba Adib Domingos Jatene recebe pacientes graves da Covid-19, regulados pela Central de Regulação de Ofertas de Serviços de Saúde (CROSS), transferidos de outras unidades.

Desde o início da pandemia, em março de 2020, o hospital já recebeu, em pouco mais de um ano, 910 pacientes, entre suspeitos ou confirmados de Covid-19. Destes, 612 se recuperaram após assistência e receberam alta. Ao todo, 257 evoluíram a óbito. Nesta segunda, o hospital estadual mantém 41 pacientes internados e assistidos. (Da Redação, com informações do governo de SP)