Buscar no Cruzeiro

Buscar

Hospitais de Sorocaba somam 344 vagas para internação

27 de Junho de 2020 às 00:01
Ana Claudia Martins [email protected]

Hospitais somam 344 vagas para internação Na Santa Casa são 40 leitos de UTI para tratamento de Covid. Crédito da foto: Vinícius Fonseca / Arquivo JCS (15/5/2020)

A estrutura atual de leitos exclusivos para atendimento de pacientes Covid-19 em Sorocaba é de 137 de Unidade de Terapia Intensiva (UTI), 164 clínicos (enfermaria) e 15 UTIs infantil, entre os hospitais da rede pública e privada. Além de mais 5 leitos de UTI e mais 23 clínicos instalados na UPH da Zona Leste, totalizando no geral total 344 leitos, entre UTIs adulto e infantil, e leitos clínicos.

Os dados fazem parte do levantamento divulgado pela própria Prefeitura de Sorocaba e também pelos hospitais. Os leitos estão nos hospitais públicos: Santa Casa, Conjunto Hospitalar de Sorocaba (CHS), Novo Regional Dr. Adib Domingos Jatene, Hospital de Campanha e no GPACI, que é o hospital de câncer infantil. Já os hospitais da rede privada são: Evangélico, Samaritano e Unimed.

Dos 137 leitos de UTI adulto são 92 nos hospitais da rede pública, municipal e estadual, e 45 na rede privada. Os leitos clínicos são do total de 164 atuais 100 públicos e 64 privados. Já os leitos de UTI infantil são nove na rede pública e seis na rede particular.

Em entrevista coletiva à imprensa ontem, a prefeita de Sorocaba, Jaqueline Coutinho, disse que na Santa Casa da cidade, por exemplo, não há mais como aumentar os atuais 40 leitos de UTI que existentes no hospital exclusivamente para pacientes Covid-19.

Segundo a prefeita, quando ocorre a lotação em todos os leitos públicos, os pacientes são transferidos para hospitais de cidades da região ou para São Paulo.

Outra hipótese para a cidade é a Prefeitura de Sorocaba requisitar leitos de UTI, por exemplo, nos hospitais da rede particular da cidade, mas a própria prefeita disse que isso seria difícil porque os leitos na rede privada estão com ocupação considerável. (Ana Cláudia Martins)