Buscar no Cruzeiro

Buscar

Homicídios, estupros e roubos aumentam em março na cidade

03 de Maio de 2020 às 00:01
Ana Claudia Martins [email protected]

Homicídios, estupros e roubos aumentam em março na cidade Os tipos de crimes que tiveram aumento são ocorrências consideradas violentas por especialista em segurança pública. Crédito da foto: Fábio Rogério / Arquivo JCS (28/4/2020)

Os crimes de homicídios dolosos, tentativas de homicídio, estupros e roubos aumentaram em Sorocaba no mês de março de 2020 na comparação com o mesmo período do ano passado. As estatísticas criminais do mês de março foram divulgadas pela Secretaria de Segurança Pública do Estado (SSP-SP). O mês passado é exatamente o início da quarentena que vive o Estado por conta da pandemia do novo coronavírus.

O Cruzeiro do Sul questionou a SSP-SP sobre os números, que informou, por meio de nota, que “o trabalho conjunto das polícias Civil e Militar, em Sorocaba, possibilitou, no primeiro trimestre deste ano, a prisão de 1.206 criminosos, recuperação de 217 veículos roubados ou furtados e a retirada de 40 armas ilegais das ruas”.

Os tipos de crimes que tiveram aumento são ocorrências consideradas violentas por especialista em segurança pública, como os homicídios, as tentativas de homicídios e os estupros, cuja a maioria das vítimas é de mulheres.

Entre os quatro tipos de crimes que tiveram aumento na cidade, os casos de estupros foram os que mais subiram em Sorocaba, passando de uma ocorrência em março de 2019 para três no mês passado. Os números representam um aumento de 300% nos casos de estupros na cidade.

Em seguida, conforme as estatísticas criminais da SSP-SP, os homicídios dolosos tiveram aumento de 66,66% no mesmo período. Foram três homicídios em março de 2019 contra cinco em março de 2020.

Já as tentativas de homicídio também subiram no comparativo dos números e o aumento foi de 50% mas ocorrências. Os números passaram de quatro para seis tentativas de homicídio.

Outro tipo de crime que aumentou em Sorocaba na comparação dos dados de março de 2019 com este ano foram os roubos. Os casos subiram de 159 para 171, o que representa um aumento de 7,54%.

Redução

Por outro lado, outros tipos de crimes, segundo os dados da SSP-SP, tiveram queda em março de 2020 na comparação com o mesmo mês de 2019, em Sorocaba. São eles: estupros de vulneráveis, roubos de veículos, roubo de carga, furtos e furtos de veículos.

Entre os cinco tipos de crimes que tiveram redução na cidade, o que teve a maior foram as ocorrências de estupro de vulneráveis. Os números caíram de 17 ocorrências em março do ano passado para 9 em março de 2020. O que representa uma queda de 52,94%.

Já os outros quatro tipos de crimes tiveram reduções menores no mesmo período. O roubo de veículos na cidade caiu 15,22%, passando de 46 casos em março de 2019 para 39 em março de 2020, ou seja, menos sete carros foram roubados na cidade no período.

Em relação ao roubo de cargas, foram duas ocorrências em março do ano passado e nenhuma este ano. Os furtos no município tiveram queda de 25,35% e caíram de 576 casos em março de 2019 para 430 em março de 2020. E os furtos de veículos, no mesmo período, caíram de 404 para 297, o que significa uma diminuição de 26,48%.

Na data de divulgação das estatísticas, dia 24 de março, a SSP-SP disse que o interior do Estado terminou o terceiro mês do ano com reduções na maioria dos indicadores criminais. “Houve em todas as modalidades de furtos e nos roubos em geral, de veículo e de carga. Os roubos a banco e extorsões mediante sequestro permaneceram zerados”, aponta a pasta estadual. (Ana Cláudia Martins)