Buscar no Cruzeiro

Buscar

Homem tenta furtar CEI pela 2ª vez nesta semana

06 de Julho de 2018 às 10:46

Priscila Fernandes - [email protected]

Atualizada às 11h15

O Centro de Educação Infantil 103, Professor Jorge Moyses Betti, no bairro Sorocaba Park, foi alvo de furto de fios elétricos pela segunda vez em menos de uma semana. Na noite desta quinta-feira (5), segundo a Guarda Civil Municipal, agentes da ROMU detiveram em flagrante um homem de 21 anos, furtando a fiação elétrica da unidade escolar. Ele teria confessado ser o autor também da invasão ocorrida na unidade no início da semana. O CEI teve toda a fiação furtada na madrugada de terça (3) para quarta-feira (4), e a unidade ficou sem energia elétrica até a manhã desta quinta, quando foram concluídos os reparos em caráter emergencial pela Secretaria da Educação para a continuidade das aulas.

Segundo a Prefeitura de Sorocaba, a ação dos agentes na escola teria ocorrido logo após a equipe do Centro de Operações Especiais de Inteligência (C.O.E.I.) detectar, às 21h35, uma queda de energia no CEI-103. Comunicada, a ROMU teria ido até a unidade e realizado o flagrante. Ainda de acordo com o Município, o autor do furto foi encaminhado ao Plantão Policial Norte, no Jardim Ana Maria, próximo à Vila Carvalho, para interrogatório e fichamento, onde confessou ter invadido o CEI-103 anteriormente, na noite de terça para quarta.

No momento do flagrante, o invasor já teria arrancado parte da fiação elétrica da unidade, sendo que a Secretaria da Educação estaria fazendo os reparos. As aulas na unidade acontecem normalmente nesta sexta-feira, até as 14h, quando todas as escolas encerram o atendimento em função do jogo da seleção brasileira de futebol.

De acordo com o comandante Marcos Mariano, o trabalho foi o resultado de uma série de medidas adotadas pela GCM para conter a prática de crimes na cidade. "Nosso maior objetivo é proteger o cidadão e os bens públicos municipais, e a ação de hoje comprova o empenho das nossas equipes nesse sentido", concluiu o comandante.

Furtos e vandalismo nas escolas

O Cruzeiro do Sul publicou matéria nesta quinta-feira (5) abordando o problema dos furtos e vandalismos nas escolas municipais de Sorocaba. Entre janeiro e junho deste ano, mais de 200 invasões foram registradas em escolas municipais, incluindo casos de furto, depredação e vandalismo, de acordo com informações da Secretaria de Comunicação (Secom), Nos primeiros seis meses de 2017 foram registradas 103 invasões em escolas municipais.

Questionada sobre quais medidas têm sido adotadas para proteger as unidades escolares e demais próprios públicos, a Prefeitura de Sorocaba afirmou que a Secretaria da Educação, em parceria com a Guarda Municipal, está mobilizada em criar novas medidas para conter as invasões, como a intensificação das rondas nas regiões com maior número de ocorrências, além de uma série de ações estratégicas que não serão divulgadas neste momento por questões de segurança e para manter o fator surpresa entre os invasores. De acordo com o Município, a própria ação da GCM na noite dessa quinta-feira é resultado desse trabalho, uma vez que a equipe do Centro de Operações Especiais de Inteligência (C.O.E.I.) detectou a queda de energia no CEI-103 e comunicou a ROMU, que realizou o flagrante.