Buscar no Cruzeiro

Buscar

Policiais do Gate usam rapel para libertar reféns em Salto de Pirapora

12 de Junho de 2020 às 14:03

Resgate das crianças foi monitorado por snipers. Crédito da Foto: Polícia Militar/Divulgação

Atualizado às 16h03 - Um homem foi preso em flagrante após agredir a ex-mulher e manter filho e enteado em cárcere privado em um conjunto de apartamentos no Jardim Ilha das Flores, em Salto de Pirapora, na Região Metropolitana de Sorocaba (RMS), na madrugada desta sexta-feira (12).

A Polícia Militar foi acionada pela  mulher do agressor. Ela relatou que foi agredida e colocada para fora da residência pelo marido após uma briga.

Segundo a PM, o acusado também chegou a se trancar no apartamento com o enteado, de 15 anos, e o próprio filho, de 5. Segundo a PM, o homem de 39 anos estava embriagado e exaltado. A partir de então, ele manteve-se calado por cerca de 1h30 até a chegada de militares do Batalhão de Operações Especiais (Gate)

Os PMs da unidade especializada subordinada ao 4º Batalhão de Policiamento de Choque (BPChq), conseguiram contato e iniciaram a verbalização a fim de que o acusado liberasse as crianças e posteriormente, se entregasse para que fosse resolvida a situação. No entanto, após cerca de mais 1h30 de tentativa de negociação, o homem ainda se negava em abrir a porta. Dessa forma, o gerente da crise determinou à equipe secundário a entrada silenciosa no imóvel, por meio de rapel, pela janela do cômodo onde os meninos estavam.

Foi iniciado então o procedimento para a remoção do adolescente, que desceu em segurança, guiado por um operacional do Gate. Em seguida, a criança desceu ancorada ao policial, sendo que toda a ação foi monitorada por snipers, garantindo a segurança das equipes e reféns.

Ao perceber a movimentação da PM, o homem se exaltou. A equipe orientou taticamente o posicionamento do acusado e iniciou a contagem para a invasão tática. Em uma rápida ação, que segundo o Gate durou cinco segundos, a equipe abriu a porta do apartamento com explosivo e entrou no imóvel. O homem foi contido com o uso de arma de incapacitação neuromuscular e elastômero (taser), que não é letal. Ele foi preso em flagrante e responderá por tentativa de homicídio e cárcere privado. A ocorrência foi registrada na Delegacia de Salto de Pirapora, que prosseguirá com as investigações. (Da Redação)

Em uma rápida ação, a equipe abriu a porta do apartamento com explosivo e entrou no imóvel. Crédito da foto: Polícia Militar/Divulgação

Galeria

Confira a galeria de fotos