Buscar no Cruzeiro

Buscar

Hoje é mais um dia de vacinar as crianças

01 de Setembro de 2018 às 14:59

Hoje é mais um dia de vacinar as crianças Sorocaba não atingiu a meta de vacinar 95% das crianças. Crédito da foto: Adival B. Pinto / Arquivo JCS

A Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite e o Sarampo realiza hoje o último “Dia D”, em mais um esforço de alcançar a meta de imunizar 95% das crianças a partir de 1 ano e com menos de 5 anos. Várias cidades da região anunciaram a realização da mobilização hoje, inclusive Sorocaba, que terá a abertura das 32 Unidades Básicas de Saúde (UBSs) para a vacinação das 8h às 17h. Foi o Ministério da Saúde que orientou Estados e municípios, que não atingiram a meta, a abrir os postos de vacinação.

Em Sorocaba, até última quarta-feira (29), ainda não havia sido atingida a meta de cobertura vacinal. Foram aplicadas 51.683 doses, sendo 26.010 (84,11%) de pólio e 25.673 (83,03%) da tríplice viral SCR (sarampo, caxumba e rubéola). Neste sábado, a ação acontecerá em todas as 32 UBSs.

A secretária da Saúde, Marina Elaine Pereira, orienta que todos os pais levem os filhos à UBS mais próxima para receber a vacina. Segundo ela, é responsabilidade dos pais “em manterem a carteira vacinal atualizada das crianças”. Para quem não puder levar a criança para vacinar hoje, a Secretaria da Saúde informa que a vacinação vai continuar na cidade mesmo depois da campanha, nas próprias UBSs.

Na região

Votorantim informa que 72% do público-alvo foi atingido até ontem, sendo que promoverá hoje a imunização nas UBSs da Vila Nova Votorantim, Parque Bela, Itapeva e Novo Mundo, das 8h às 17h.

Em Araçariguama, a vacinação será no Ambulatório Municipal de Especialidade (AME), localizado na rua Santa Cruz, no horário das 8h às 15h. Em Alumínio, o Centro de Saúde faz a imunização das 8h às 16h.

Boituva imuniza as crianças na creche Olga Bonora das 8h às 10h; creche Amantina das 11h às 13h; creche Josefina das 12h às 14h; creche Elvira das 14h30 às 16h30 e na UBS Centro das 8h às 16h. Em Ibiúna, a Secretaria de Saúde promove na praça da Matriz o “Dia D” da vacinação, das 8h às 17h.

Em Itu, as UBSs estarão abertas das 8h às 17h. Piedade atende a solicitação do Ministério da Saúde, das 8h às 16h, no Ambulatório Médico e Odontológico Municipal (Amomp). E, em São Roque, a imunização é das 8h às 17h, no Centro de Saúde 2, próximo à Rodoviária.

No país

Até ontem, quando a campanha foi oficialmente encerrada, 80% das crianças até 5 anos (a partir de 1 ano de idade) foram vacinadas contra a pólio e sarampo em todo o país. Segundo informado pelo Ministério da Saúde, até esta sexta-feira (31), Amapá, Rondônia e Pernambuco já haviam vacinado mais de 95% das crianças, ou seja, atingiram a meta do Ministério da Saúde. Mas, dez estados estão abaixo da média nacional de 80% das crianças vacinadas contra as duas doenças. O Estado de São Paulo atingiu 81,36% de cobertura vacinal contra a pólio e 80,45% contra o sarampo. (Da Redação)