Buscar no Cruzeiro

Buscar

Primavera começa nesta terça, com chuva e temperatura amena

22 de Setembro de 2020 às 00:01

Hoje, às 10h31, tem início a Primavera Senhoras aproveitam a árvore florida para produzir uma bela foto de recordação. Crédito da foto: Vinícius Fonseca (21/9/2020)

A Primavera começa hoje (22), às 10h31, horário de Brasília, com temperatura mais amena e chuva em Sorocaba. A máxima hoje na cidade deve ficar em torno dos 20ºC e a mínima em 14ºC. Na comparação com a semana passada, com a temperatura máxima passando dos 30ºC, é um alívio para quem não gosta de calor.

Segundo o Climatempo, a chegada da Primavera em quase todo o Brasil marca a estação de transição do clima seco e frio do inverno para o clima quente e úmido do Verão. “A palavra primavera vem do latim “primo vere”, que pode ser entendida como o “primeiro verão”. A nova estação segue até às 7h02 de 21 de dezembro, quando começará o Verão.

Conforme os meteorologistas do Climatempo, a chegada da Primavera significa aumento da chuva e do calor para a maioria das áreas do Brasil. Além disso, eles apontam que desde o começo de setembro de 2020, as águas do Oceano Pacífico Equatorial Leste estão com temperatura abaixo da média. “É este resfriamento que caracteriza o fenômeno oceânico-atmosférico La Niña que, como o El Niño (aquecimento acima do normal do Pacífico Equatorial Leste), modifica o padrão de chuva e de temperatura em diversas regiões do planeta. A expectativa é de que o La Niña seja fraco e de curta duração”, destacam os especialistas.

Hoje, às 10h31, tem início a Primavera Ontem, já foi necessário usar o guarda-chuva. Hoje, recomenda-se não sair sem ele. Crédito da foto: Fábio Rogério (21/9/2020)

Ainda conforme o Climatempo, no Sudeste do Brasil, não se pode estabelecer uma relação direta do fenômeno La Niña com a precipitação sobre a região. “A maior influência é na temperatura que tende a ficar um pouco abaixo do normal”.

A previsão indica ainda que em outubro a chuva privilegia São Paulo, mas em novembro e em dezembro, a chuva será mais frequente e volumosa sobre Minas Gerais, Rio de Janeiro e Espírito Santo. (Da Redação)

Galeria

Confira a galeria de fotos