Buscar no Cruzeiro

Buscar

Hemonúcleo de Sorocaba tem baixa nos estoques de sangue

21 de Março de 2020 às 00:01

Hemonúcleo de Sorocaba tem baixa nos estoques de sangue Alguns derivados do sangue doado têm prazo de validade curto, daí a necessidade de que as doações não parem. Crédito da foto: Vinícius Fonseca / Arquivo JCS

O Hemonúcleo de Sorocaba está com estoque de bolsas de sangue abaixo do necessário. De acordo com a administração da unidade, o número de doadores, que já costuma ser baixo, sofreu uma queda drástica nos últimos dias por conta da pandemia do novo coronavírus.

Segundo Frederico Brandão, gerente médico da Colsan, responsável pelo serviço, o número de doações nas últimas semanas ficou bem abaixo da média para o período. A situação se equipara aos períodos mais críticos, como de férias e fim de ano. “A gente está convocando as pessoas para doar, para tentar recuperar essa queda”, disse.

Os tipos de sangue O+ O- são os que mais estão faltando. O cenário é preocupante, porque alguns homocomponentes, como são chamados os “produtos” derivados do sangue doado, têm prazo de validade curto. Brandão explica que o concentrado de hemácias, usado no tratamento de pacientes transplantados e submetidos à quimioterapia, por exemplo, tem validade de apenas cinco dias. “Tem uma tendência de concentração maior de pessoas nas sextas e sábados, por esse motivo a gente incentiva a população a doar durante toda a semana”, explica.

Protocolos

Brandão acrescenta que o Hemonúcleo, seguindo orientação da Anvisa, atualizou o protocolo de triagem dos candidatos à doação de sangue, como forma de prevenção da Covid-19, a doença causada pelo coronavírus. Com a medida, além dos critérios já conhecidos para doar -- como estar em boas condições de saúde, ter entre 16 e 69 anos e pesar no mínimo 50 kg -- ficam inabilitados os candidatos que viajaram nos últimos 30 dias para o exterior ou para áreas onde há registro de transmissão; aqueles que tiveram contato próximo com pessoas que viajaram para essas áreas e todos aqueles que estiverem com febre ou qualquer sintoma gripal.

O Hemonúcleo de Sorocaba funciona na avenida Comendador Pereira Inácio, 564, de segunda a sábado das 7h30 às 12h30. O local conta com estacionamento gratuito. (Felipe Shikama)

Galeria

Confira a galeria de fotos