Buscar no Cruzeiro

Buscar

Heloísa coleciona frases e reflexões publicadas no jornal

13 de Dezembro de 2020 às 00:01
Ana Claudia Martins [email protected]

Heloísa coleciona frases e reflexões publicadas no jornal Leitora do Cruzeiro do Sul, Heloísa coleciona os recortes há muitos anos. Crédito da foto: Fábio Rogério (10/12/2020)

“Somente uma vida a serviço dos demais vale a pena ser vivida”, Albert Einstein. Essa é uma das centenas de frases que a assinante do jornal Cruzeiro do Sul e advogada, Heloísa Santos Dini, 74 anos, colecionou durante muitos anos. Todo dia, após ler o jornal, ela costumava recortar as frases que mais gostava e colocava tudo em um caderno, que ela guardava em casa há anos.

Na página 3 do jornal, diariamente, é publicada uma frase na coluna chamada “A Propósito” e também na coluna chamada “Frases do Dia”. Na primeira, é sempre uma mensagem de reflexão, cada dia de um autor diferente. Já a segunda, geralmente, é publicada uma frase de alguma pessoa que foi entrevistada no Jornal da Cruzeiro da rádio Cruzeiro FM 92,3.

Heloísa conta que sempre gostou de ler e por isso também colecionou em casa muitos livros. Além disso, ela assina o jornal Cruzeiro do Sul há tantos anos que nem se lembra a data exata do início. E apesar dos avanços da tecnologia e da praticidade da notícia em tempo real pela internet, ela conta que ainda prefere toda manhã ler a edição impressa do Cruzeiro do Sul, no conforto de seu apartamento, no Centro. “Ainda prefiro ler o jornal impresso, parece que é mais gostoso, é um hábito antigo já”, afirma.

Sobre a coleção de centenas de frases e o caderno organizado durante anos, Heloísa decidiu doá-lo ao Cruzeiro do Sul. Ela conta que a decisão foi tomada para facilitar o trabalho dos jornalistas que diariamente buscam por esse conteúdo. “Esse tempo todo, todo dia, ele ter que procurar sempre uma frase nova para colocar no jornal. Nossa, imagino que deve dar muito trabalho”, destaca.

No caderno de capa vermelha, em cerca de 50 páginas, há uma grande quantidade de frases escolhidas por Heloísa, e não só do Cruzeiro do Sul, mas também de outras publicações. Entre os autores das frases, os mais variados e personalidades conhecidas mundialmente como Madre Tereza de Calcutá, Mário Prata, Osvaldo Cruz, Camões, Mário Quintana, George Orwell, Voltaire, John Lennon, Winston Churchill, Napoleão Bonaparte, entre tantos outros.

Heloísa coleciona frases e reflexões publicadas no jornal Caderno tem citações preferidas da advogada. Crédito da foto: Fábio Rogério (10/12/2020)

Além das frases, ela conta ainda que também aprecia ler diariamente notícias de política no Cruzeiro do Sul, além de artigos de pessoas da cidade, como os escritos por Vanderlei Testa, jornalista e publicitário, que escreve às terças-feiras no jornal. “Também gosto dos artigos escritos pelo escritor e médico pediatra Edgard Steffen. E gostava bastante dos textos do meu amigo Geraldo Bonadio, mas que não são mais publicados no jornal. Vários deles também estão colados no caderno de frases”, aponta.

Entre todas as frases, Heloísa marcava com um “x” as que mais gostava e às vezes costumava pegar o caderno para reler algumas delas. “Se todos nós amamos a alegria é porquê já a conhecemos de uma maneira misteriosa. Se ainda não a conhecêssemos, se não fôssemos criados para ela, nós não a amaríamos”, Santo Agostinho. “Essa é uma das que escolhi e marquei no caderno, é linda. É bom ler essas frases que nos fazem pensar no sentido da vida”, afirma.

Heloísa foi a primeira mulher a dirigir uma Subseção da OAB no Brasil, em Sorocaba, tendo presidido também a OAB de Votorantim. Ela é mãe do cirurgião plástico Gal Moreira Dini, bastante conhecido em Sorocaba, e que faleceu em novembro de 2016.

“Deus nos dá nozes, mas não as quebra”, diz um provérbio russo colado entre as frases do caderno de Heloísa, que foi doado ao jornal Cruzeiro do Sul na última semana. (Ana Cláudia Martins)

Galeria

Confira a galeria de fotos